ASTROBIOLOGIA: A IMAGINAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE POSSÍVEIS SERES VIVOS NO UNIVERSO

Autores

  • Antonio Carlos Stradioto Melo
  • Mirian Xavier
  • Luciana Gonçalves de Azevedo

Resumo

A Astrobiologia é a ciência dedicada a entender a origem e evolução da vida na Terra e fora dela. A abordagem desses conceitos com alunos do ensino médio é de grande importância, pois auxilia nas percepções dos alunos, colaborando na formação de ideias referentes a vida fora da Terra. O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a imaginação dos alunos do ensino médio sobre vida no Universo, que foi realizada na Escola Presidente Vargas no município de Dourados-MS, em novembro de 2018. Foi realizada a apresentação que abordava conceitos da área de Astrobiologia, que tinha como principal foco a exposição de estudos no campo e curiosidades sobre vida no Universo, tendo em vista que no ensino médio esses conceitos são abordados nas disciplinas de Biologia, Química e Física, que buscam entender sobre o Universo, o espaço, o ser humano, a vida, seus processos e transformações. O instrumento utilizado para coletar os dados foi por meio de um questionário com questões dissertativas, para que assim os alunos expusessem seu ponto de vista sobre determinados assuntos, como imaginar possíveis formas de vida no Universo. Importante ressaltar, que antes do questionário ser aplicado, alguns conceitos relacionados a área de Astrobiologia foram discutidos com os alunos. Os resultados nos mostraram que grande parte dos estudantes imaginaram seres humanoides, apresentando corpos eretos e bípedes com dois olhos, um nariz e uma boca com a mesma ordem da face humana. Uma parcela dos alunos esboçou seres parecidos com monstros, tais características de seres gigantes, arredondados, com antenas e apenas um olho, idênticos ao visto em filmes de ficção científicas. Um número pequeno de alunos descreveram seres microscópicos como bactérias extraterrestres, que é o principal foco do campo de estudo em Astrobiologia. A partir desses dados, pode-se reconhecer a importância do debate dessa natureza para com os alunos do ensino médio. Assim, ao final do projeto, pode-se afirmar que estudantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre os conceitos de Astrobiologia jamais debatidos com tamanha complexibilidade dentro da sala de aula, por conta do escasso tempo das aulas. Dessa forma, faz-se necessário reconhecer a importância de realizar atividades de extensão com alunos da educação regular, uma vez que aproximamos o ensino em ciência e a pesquisa, que muitas vezes se mantém nas fronteiras da universidade.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Melo, A. C. S., Xavier, M., & Azevedo, L. G. de. (2020). ASTROBIOLOGIA: A IMAGINAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE POSSÍVEIS SERES VIVOS NO UNIVERSO. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6736

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>