HORTA FITOTERÁPICA ESCOLAR

Autores

  • Andressa Aparecida Xavier Vascão
  • Pietro Rafael Chiari
  • Luana dos Santos França
  • Francieli Aparecida Alves Possani
  • Nicoli Fernanda Choti Bernd
  • Márcio Rodrigo Gimenes

Resumo

No Brasil há uma grande diversidade vegetal, sendo uma das maiores do planeta. Muitas destas espécies vegetais possuem grande potencial para serem utilizadas como plantas medicinais. A utilização de plantas medicinais é uma prática bem comum em algumas regiões, devido às influências indígenas, africanas e europeias. Esta opção terapêutica é uma alternativa, para muitos, como uma fonte de cura ou tratamento de doenças, principalmente em cidades do interior onde parte da população é pouco beneficiada no acesso à saúde pública ou apenas por opção pessoal influenciada por tradições familiares. Este evento teve como objetivo analisar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre as plantas medicinais e conscientizá-los sobre a sua importância e sobre os cuidados necessários na sua utilização. Foi ministrada uma palestra para os alunos do 5° ano da Escola Estadual Reynaldo Massi em Ivinhema-MS abordando os principais objetivos do trabalho. Foram expostas e apresentadas a eles plantas consideradas comuns e que são utilizadas no dia-a-dia, destacando as principais finalidades, os benefícios, e a toxicidade de algumas plantas. A palestra foi finalizada com uma breve discussão com os alunos, mencionando a importância das plantas medicinais e flora e a maneira correta de serem usadas, além de uma breve degustação de PANC’s (Plantas Alimentícias não Convencionais). Ao final do evento foram plantadas algumas ervas e plantas alimentícias na horta da própria escola, onde posteriormente os alunos poderiam ter acesso. Durante o evento o público-alvo mostrou-se muito interessado, especialmente quanto ao conhecimento visual das plantas. Chamou a atenção o fato de muitos não saberem que várias plantas poderiam ocasionar problemas se consumidas, gerando efeitos colaterais na utilização de forma indevida. Espera-se que a atividade tenha proporcionado amplo conhecimento ao público-alvo, e que os incentive a utilizarem e consumirem com maior frequência plantas de forma correta, que são essências para a saúde humana.

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

Vascão, A. A. X., Chiari, P. R., França, L. dos S., Possani, F. A. A., Bernd, N. F. C., & Gimenes, M. R. (2020). HORTA FITOTERÁPICA ESCOLAR. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6734

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

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