FALANDO SOBRE SOLO NA ESCOLA: IMPORTANTE FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Andressa Ribeiro
  • Thaís Silva Costa
  • Cândido Simone Ensinas

Resumo

O solo é um importante elemento da paisagem urbana e rural, considerado essencial para o desenvolvimento das atividades humanas. Partindo deste princípio, projetos que abordem nas escolas assuntos relacionados com o meio ambiente se fazem necessários. Projetos com esta finalidade auxiliam os professores que baseados nas bibliográficas existentes, muitas vezes, não se aprofundam muito no assunto solo e contribuem para formação de estudantes mais informados e preocupados com as questões ambientais relacionadas ao uso do solo. O objetivo deste trabalho foi contribuir para formação de estudantes preocupados com as questões ambientais e que possam conhecer mais sobre o solo. O projeto foi realizado na Escola Municipal Amin José, no município de Cassilândia-Ms. O público-alvo da ação foram alunos do 6° ano onde foi realizada a exposição dos materiais didáticos sobre os seguintes assuntos: composição, textura, cor e capacidade de retenção de água do solo e também sobre degradação do solo. Para apresentação dos materiais foi utilizado garrafas pets, dois tipos de solo diferente (areia e Latossolo Vermelho) que foi coletado na UEMS na Unidade Universitária de Cassilândia-MS. Nos materiais didáticos foi demonstrada a influência da chuva e do vento sobre o solo coberto e solo descoberto. Com a apresentação foi notado interesse por partes dos alunos que interagiram com os materiais e mostram um conhecimento sobre o assunto que estava sendo apresentado. Essa influência talvez se de por conta das matérias dadas na escola, das mídias que estão salientando mais a realidade do meio ambiente nos dias de hoje.  

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Ribeiro, A., Costa, T. S., & Ensinas, C. S. (2020). FALANDO SOBRE SOLO NA ESCOLA: IMPORTANTE FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6733

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)