PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE DAS VÁRZEAS DO RIO IVINHEMA ENVOLVENDO OS ALUNOS DO CENTRO DE APOIO E REINTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET – VERDE LEGAL DA UEMS)

Autores

  • Andressa dos Santos Pereira
  • Pietro Rafael Chiari Amaral
  • Gustavo Henrique Lazari Silva
  • Raul de Lima Soares Andrade
  • Vinicius Nunes Gomes
  • Márcio Rodrigo Gimenes

Resumo

A educação ambiental é uma importante ferramenta para o estímulo de uma nova consciência, e o contato direto com a natureza desperta nas crianças uma melhor percepção sobre o meio ambiente. Quando se altera qualquer dos elementos pertencentes ao mundo natural, há uma reação em quase todo seu sistema, num processo de busca de um novo equilíbrio. O objetivo desse trabalho foi promover a conexão entre as crianças e professores com a natureza, despertando a percepção dos temas que impactam o ambiente e estimula a tomada de ações com foco na preservação e na sustentabilidade. O trabalho foi realizado no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, localizado na bacia do Rio Paraná, com alunos e professores do Centro de Apoio e Reintegração da Criança e Adolescente (CARCA) da cidade de Ivinhema – MS. Primeiramente foi percorrida uma trilha monitorada com as crianças em um ambiente natural de várzeas e mata ciliar, onde havia nove pontos de parada, cada um relacionado a um tema ambiental e que foram discutidos no decorrer do percurso. Ao final do trajeto foi feito uma roda de discussão para analisar a absorção de conhecimentos pelos alunos em relação ao que foi abordado. Posteriormente foi desenvolvido uma brincadeira lúdica de caça ao tesouro, na qual os alunos procuraram objetos relacionados ou não com ecossistema local e que estavam contidos em uma lista entregue a eles. Ao final da brincadeira, foram discutidos quais as causas e consequências dos tais objetos estarem presentes na natureza, e de que forma poderiam estar beneficiando ou prejudicando a fauna e a flora. Em seguida foi feito um plantio de mudas, com intuito do mostrar a importância da vegetação nativa para o Parque. Por último foi realizado um passeio de barco com as crianças, onde elas puderam estar observando a diversidade de fauna e flora presente na região, e de como essa biodiversidade proporciona grandes impactos para o ecossistema como um todo. Ao término do evento foi elaborado uma discussão geral de todas as atividades realizadas, na qual concluiu-se uma evidente absorção e aprendizagem do conteúdo por parte de todo o público, por meio de perguntas referentes à mudanças de hábitos do dia-a-dia.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Pereira, A. dos S., Amaral, P. R. C., Silva, G. H. L., Andrade, R. de L. S., Gomes, V. N., & Gimenes, M. R. (2020). PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE DAS VÁRZEAS DO RIO IVINHEMA ENVOLVENDO OS ALUNOS DO CENTRO DE APOIO E REINTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET – VERDE LEGAL DA UEMS). ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6732

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>