O ENSINO DE INVERTEBRADOS DE MANEIRA PRÁTICA
Resumo
O Reino Animalia é dividido, artificialmente, em invertebrados e vertebrados sendo que vertebrados, possuem espinha dorsal e caixa craniana. Os primeiros animais que surgiram na Terra foram invertebrados. Conquistaram todos os ecossistemas aquáticos e terrestres e tornaram-se capazes de sobreviver nos ambientes mais extremos do nosso planeta. Os invertebrados desempenham diversas funções em cadeias alimentares, contribuindo com a dinâmica populacional de toda a teia alimentar. Representam um grande número de filos do reino animal. Os filos dos poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos são os representantes desse grupo. Assim, de parasitas a fontes de alimentos, esses seres fazem parte de nossa vida e dia a dia. Entretanto, na maioria das vezes, esse conceito é ensinado de maneira teórico, fragmentado e não contextualizado. Este trabalho teve como objetivo possibilitar aos alunos aulas teóricas-práticas sobre invertebrados, visando abordar o conteúdo de maneira lúdica e contextualizada, possibilitando a construção do conhecimento de forma prazerosa e agradável, promovendo também uma interação significativa entre universidade e a comunidade em geral. Portanto recebemos alunos de diversas escolas da região nos laboratórios de ensino da UEMS onde foram apresentadas para os mesmo as coleções de animais fixados e caixas entomológicas, partimos do princípio de perguntas problemas feitas aos alunos após a apresentação da coleção, recebemos nos laboratórios de ensino da UEMS alunos do terceiro ano da escola Rodrigues Alves do município de Itaporã, onde os mesmos tiveram contato com os animais fixados da coleção de invertebrados onde puderam observar um representante de cada filo. Nos deslocamos até à escola Maria da Glória para uma feira de ciências abrangendo alunos do ensino fundamental e médio, onde foram expostas as coleções de animais vertebrados e invertebrados, foi feita uma breve explicação sobre as espécies de invertebrados ali presentes onde tratamos sobre os diferentes ciclos reprodutivos, diferenças anatômicas de um filo para o outro e habitat. Um questionário verbal foi aplicado para sabermos o quão efetiva foi a aula pratica parar o processo de aprendizagem dos alunos, este questionário tendo como pontos principais o uso de um conhecimento âncora, a correção de conceitos que foram construídos a partir uma informação não verdadeira e esclarecimento de conceitos abstratos na concepção deles. Desta forma foi possível identificar a eficiência e a indispensabilidade deste projeto, onde apresentando o indivíduo fixado tivemos a oportunidade de tornar palpável para os alunos o conhecimento prático a respeito de um conceito adquirido de maneira apenas teórica.