QUÍMICA: APRESENTAÇÕES DE RECURSOS VISUAIS E DINÂMICOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, COMO TAMBÉM PARA A POPULAÇÃO EM GERAL

Autores

  • Thais Alexandra Rodrigues
  • André Molina Neto

Resumo

As dificuldades de ensinar química de forma atraente e estimulante são grandes em quase todas as escolas públicas do país. A maioria das escolas não possuem laboratórios de química e quando possuem, esses laboratórios muitas vezes são degradados e malcuidados, se tornando impossível utilizar experimentos químicos nas aulas da disciplina, fazendo com que se aplique apenas aulas teóricas, que se utiliza memorização de fórmulas e exercícios para o ensino da química, tornando tanto a aula como a disciplina em maçante e pouco atrativa. Isso geralmente faz com que os estudantes do ensino médio em escolas públicas, não se interessem pelas aulas de química e muitas vezes acabam por aprender pouco ou antipatizar com a disciplina pelo resto da vida. Nosso projeto busca alternativas para que professores da disciplina busquem alternativa para modificar esse cenário. A metodologia utilizada se dividiu em quatro etapas, primeiro através de uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização do teatro para impulsionar o interesse pela ciência e, em particular, pela Química, posteriormente um levantamento de publicações de experimentos para ser utilizado no “Show da Química”, o teatro, nessa etapa realizou um levantamento do potencial humano para montagem da equipe de teatro, após a escolha do pessoal fizemos algumas oficinas de teatro para técnica vocal, exercícios de respiração e concentração, expressão facial e corporal, elementos teatrais, gêneros teatrais, conceitos de dinâmicas, o que é roteiro e montagem de roteiro. Depois realizamos em conjunto a escrita das peças que foram apresentadas e por último a aplicação destes nas escolas e para a população em dois estabelecimentos de entretenimento e alimentação da cidade de Naviraí-MS. Esse projeto objetivou a divulgação da Química por meio de peças teatrais com experimentos realizados por acadêmicos da unidade para alunos do ensino médio e população em geral permitindo uma elucidação da natureza das reações químicas e de que forma elas podem acontecer no nosso dia-a-dia. Os experimento foram conduzido pelos alunos de Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Naviraí, no período de fevereiro a junho de 2019. A avaliação foi feita por meio de questionários aplicados aos alunos onde buscamos verificar se atingimos os objetivos propostos pelo projeto e o resultado foi de que tanto os alunos como a população gostaram e acharam bem mais fácil e divertido o ensino e aprendizagem através do teatro.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Rodrigues, T. A., & Molina Neto, A. (2020). QUÍMICA: APRESENTAÇÕES DE RECURSOS VISUAIS E DINÂMICOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, COMO TAMBÉM PARA A POPULAÇÃO EM GERAL. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6721

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)