ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BOTÂNICA

Autores

  • Talita R Lemos Ferreira
  • João Donizeti Denardi

Resumo

A ilustração científica constitui-se em um instrumento eficaz para o processo de ensino-aprendizagem que une as Artes às Ciências, mas é pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Botânica, os quais muitos alunos consideram pouco atrativos devido a uma dificuldade muito grande de assimilar as plantas e seu papel no mundo (“cegueira botânica”). Desta forma, este trabalho teve por objetivo associar a aprendizagem de técnicas de ilustração ao estudo da morfologia vegetal, a fim de desenvolver habilidades sensíveis à arte, bem como contribuir para a valorização e um olhar mais sensível em relação às plantas e à natureza. Foram realizadas oficinas semanais com os estudantes do 7º e 8º anos da Escola Municipal Marechal Rondon, Município de Coxim-MS, cujas atividades compreenderam temáticas envolvendo histórico da ilustração científica, principais ilustradores e as técnicas usadas na arte da ilustração, além de abordagens teórico-práticas da morfologia dos órgãos vegetais (raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes), seguidas do uso de técnicas de ilustração (grafismo e pintura). Os materiais ilustrados foram obtidos a partir de coletas de partes vegetais de espécies encontradas nas dependências ou arredores da escola, especialmente aquelas nativas do Cerrado, também foram utilizadas fotos obtidas de livros e com auxílio de celular em algumas situações específicas. O registro das atividades foi realizado por meio de fotografias e do arquivamento de parte das ilustrações produzidas pelos alunos. A avaliação dessas oficinas foi processual e levou em consideração o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, seus comentários e questionamentos acerca dos temas desenvolvidos e a análise das ilustrações produzidas. Verificou-se, assim, que o exercício de observar e representar as estruturas vegetais ao longo das atividades de ilustração contribuiu para a aprendizagem de habilidades artísticas e de conceitos botânicos, além de estimular a formação de um vínculo afetivo com o ambiente natural.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Ferreira, T. R. L., & Denardi, J. D. (2020). ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BOTÂNICA. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6720

Edição

Seção

EDUCAÇÃO