PROJETO CONHECENDO A UEMS
Resumo
O Projeto de Extensão “Conhecendo a UEMS” foi idealizado pelos discentes de Geografia Licenciatura do 3° ano, entrou em vigor em Agosto/2018 e terminou em Junho /2019, tendo a Professora Dra. Eva Faustino como orientadora. Os objetivos do projeto foram pensados afim de atender duas necessidades essenciais, a primeira foi divulgar as potencialidades presentes na Unidade de Campo Grande, tanto aquelas de caráter material (instrumentos existentes, salas disponíveis, laboratórios, pesquisas desenvolvidas e biblioteca) como também, as de cunho humano, ou seja, a capacidade e produção dos discentes; e a segunda, visou a necessidade de atender a comunidade externa, buscando desenvolver ações que incluam as Escolas Públicas do Município e de áreas próximas. A unidade recebeu a visita de oito escolas no período de vigência do projeto, contabilizando em média 500 alunos. As visitas foram agendadas e ocorreram no período matutino, geralmente das 7h30 até às 12h00. Todas as atividades e ações desenvolvidas com os alunos visitantes aconteceram dentro do espaço da UEMS - Unidade Universitária de Campo Grande. Os cursos participantes foram Letras Bacharelado, Geografia Licenciatura, Geografia Bacharelado, Turismo, Medicina, Artes Cênicas. As atividades realizadas durante as visitas foram planejadas considerando algumas etapas procedimentais, tais como, os espaços da Universidade, o funcionamento dos cursos e da Unidade, conhecimento e interação com os projetos realizados pelos docentes e discentes da unidade, além de mostrar os laboratórios e a biblioteca. Com o intuito de traçar o perfil dos alunos visitantes foram aplicados duzentos e trinta questionários. Os resultados mostram que predominantemente esses alunos são de Ensino Médio, gratuito e com idade entre 16 e 17 anos, tem pouca ou nenhuma afinidade com a disciplina Geografia, afirmam ler quatro livros por ano, estudam apenas uma hora diariamente fora do ambiente escolar, usam a internet para estudar e o lazer é acessar a internet. Portanto, conclui-se que desenvolver Projetos de Extensão se mostrou uma fonte precisa e necessária para a conexão da academia e a comunidade externa, reforçando as potencialidades da Universidade e apontando as problemáticas estruturais, humanas e de organização que estão passíveis de serem corrigidas.