ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA

Autores

  • Luiz Antônio Amarante Luciano
  • Rafael Moreira Souza

Resumo

Neste projeto usamos a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas desenvolvida e divulgada pelo Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP) da UNESP de Rio Claro/SP visando estimular e desenvolver as potencialidades humanas de crianças e jovens atendidos pelo projeto através do acompanhamento escolar. Nesta perspectiva, um dos objetivos deste trabalho é propor problemas de matemática para crianças e jovens atendidos pelo Centro de Integração do adolescente Dom Alberto (CEIA), que em sua maioria estão em uma situação de fragilidade social e dificilmente teriam acesso a matemática de alto nível, auxiliando-os no processo de aprendizagem e compreensão de conceitos matemáticos. Os problemas aplicados no projeto são da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e foram escolhidos por serem de um banco público de questões, exigirem competência e habilidade de leitura e compreensão de texto e serem problemas que abrangem vários temas da matemática, sendo que os exercícios do Nível 1 são aplicados para alunos do 5° a 7° Anos e as provas do Nível 2 para os alunos do 8° e 9° Anos. Cada questão foi classificada segundo seu assunto, sua categoria e sua dificuldade, de acordo com os critérios dos Temas e Descritores da Matriz de Referência de Matemática para o 5° e 9° Anos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As categorias foram: 1-Espaço e Forma (Identificar figuras/sólidos e movimentação), 2-Grandezas e Medidas (Estimar grandezas, relações de tempo, cálculos de geometria), 3-Números e Operações/Álgebra e Funções (compreensão do sistema de numeração decimal e realizar cálculos com as quatro operações e seus diferentes significados) e 4-Tratamento da Informação (leitura e compreensão de gráficos e tabelas). Algumas questões não se encaixaram em nenhuma das diretrizes e foram agrupadas por similaridade, por exemplo, problemas do tipo “verdade ou mentira” foram classificados como Tratamento da Informação já que é necessário compreender os dados da questão. Categorizadas, as questões foram separadas em listas de exercícios considerando a série dos estudantes de forma que o aluno passe a ter problemas mais difíceis de acordo com seu desempenho nas listas anteriores. Aos alunos que demonstram uma dificuldade especial em determinado tema é proposto uma lista de exercícios de reforço. Dessa forma, até a presente etapa do projeto consideramos que estamos organizando as questões da OBMEP criando um interessante material didático de apoio ao ensino de temas matemáticos para que fiquem mais claros e interessantes para os alunos, uma vez que torna amatemática uma matéria mais prática e experimental.

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

Luciano, L. A. A., & Souza, R. M. (2020). ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6706

Edição

Seção

EDUCAÇÃO