FUNGOS COMO PARTE DO COTIDIANO
Resumo
Quase sempre os fungos são mal vistos à primeira vista, ou têm sua importância desconhecida ou ignorada. Entretanto, sabe-se que são fundamentais em processos do dia a dia, na industria, para a saúde, para a natureza, cumprindo um papel muito importante na grande teia da vida. Há muita deturpação por parte dos alunos no que se refere à classificação dos fungos, uma parcela muito significativa dos estudantes acreditam que os fungos façam parte do reino vegetal, desconhecimento esse que compromete a compreensão do papel ecológico desses organismos. A presente proposta consiste em levar aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Dourados-MS e região conhecimento acerca de fungos, aos quais será apresentada a importância desses organismos, tanto ecologicamente quanto para o bem-estar da sociedade, relacionando conceitos sobre fungos a aspectos rotineiros da vida dos alunos, presentes em fenômenos possíveis de serem observados por eles mesmos. As ações vinculadas à proposta foram realizadas na UEMS, nas salas de aula e laboratórios. Por meio de aulas expositivas foram introduzidos conceitos básicos sobre fungos e foi aberto espaço para esclarecer dúvidas e curiosidades. Também, por meio de atividade prática, foram observados exemplares de fungos nos microscópios ópticos e lupas, atentando-se às suas estruturas. Os alunos manisfestaram interesse pelas questões abordadas na apresentação, realizando perguntas pertinentes ao objetivo proposto e trazendo questões do seu cotidiano relacionadas à temática, fazendo um ligação entre os fungos e situações cotidianas que vivem. Sendo assim, a presente proposta foi capaz de mudar a perspectiva de alunos do ensino fundamental e médio acerca destes organismos, para uma em que estes fossem vistos como o quão significantes são para a manutenção da vida na terra e também na qualidade de vida das pessoas – isso só foi possível devido à abordagem do assunto com a presença de exemplares e a observação destes na lupa, características que aproximam o aluno do objeto de estudo e permitem que ele torne o aprendizado significativo.