O PROJETO “UM DIA NA UEMS” COMO ATIVIDADE MOTIVACIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
É dever como educadores, buscar alternativas didáticas para o despertar científico, pensando nisso o projeto de Extensão Um dia na UEMS realizado anualmente busca proporcionar aos participantes uma forma ativa e fascinante de contextualizar o conhecimento, compreender as transformações químicas mais comuns no dia a dia. Além da integração entre importantes segmentos da sociedade, em um intenso empenho de alumbrar o futuro através de uma educação baseada em métodos de ensino alternativos e eficientes. O objetivo é integrar a comunidade de alunos da rede Municipal e Estadual à Universidade, afim de promover a construção do saber, articular o conhecimento científico com saberes do senso comum, despertar o interesse pela ciência, particularmente pelo estudo da química, reduzir dificuldades e desinteresses pela disciplina, razão do baixo rendimento escolar e evasão, e por fim divulgar as opções dos cursos oferecidas na Unidade. É um projeto de extensão executado pelos acadêmicos estagiários do 3° e 4° ano do curso de Licenciatura em Química, supervisionado pela professora de Estágio Curricular e organizado pelo coordenador extensionista em parceria com a prefeitura de Naviraí. Realizado durante uma semana recebe alunos do 9⁰ ano das escolas municipais na UEMS de Naviraí nos três períodos letivos (matutino, vespertino e noturno)podendo o convite ser estendido as escolas da região do Conesul*. Os alunos vêm acompanhados dos professores para conhecerem as instalações, opções de cursos e participar das práticas experimentais, podendo auxiliar na realização do experimento manuseando as vidrarias. Neste ano as atividades foram apresentadas no laboratório e no anfiteatro, recebendo duas turmas de alunos por período. No laboratório são realizados experimentos atrativos e estimulantes, e no anfiteatro acontece o teatro e mais experimentos. A exposição é feita numa abordagem problematizadora a fim de motivar a participação dos alunos para explicar e propor hipóteses sobre os fenômenos assistidos. E ao final foi distribuído um questionário com 7 questões para avaliarem o projeto. As respostas recebidas foram esboçadas em gráficos que mostraram uma avaliação positiva quanto apreciação do evento, dos experimentos e da recepção dos acadêmicos. Pode-se confirmar o êxito do projeto pelas respostas extraídas dos questionários, em que os participantes descreveram voltar para casa entusiasmados pela ciência e motivados a estudá-la, sustentada também na questão sobre o interesse em um dos cursos da unidade pela primeira vez houve maior porcentagem de interesse no curso de Química Licenciatura do que no curso de Direito, até então o mais almejado pelos alunos em avaliações de edições anteriores do projeto.