AÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM PARA IDOSOS COM PRESBIACUSIA

Autores

  • Jackeline do Amaral Hetzel
  • Márcia Regina Martins Alvarenga

Resumo

A perda da audição que se relaciona com a idade do indivíduo é definida como prejuízo auditivo relacionado a vários tipos de disfunções auditivas. A presbiacusia no idoso é um fenômeno com alta prevalência na população, podendo levar a dificuldade na comunicação oral e interação familiar e social, apresentando grande impacto na qualidade de vida de vários de indivíduos idosos, e está se tornando um transtorno muito comum com o envelhecimento populacional. Desta forma, deve-se destacar a perda da audição como aspecto muito importante a ser considerado nesta etapa da vida. O objetivo destas ações de extensão foi promover o conhecimento sobre a presbiacusia para os alunos da Universidade Aberta à Melhor Idade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UNAMI-UEMS). A metodologia utilizada foi por meio de aulas expositivas dialogadas, explicitando o tema através de imagens e material impresso relacionado a demanda da aula; rodas de conversas para avaliar o conhecimento prévio e elaboração de estratégia de ensino para abordar os temas relacionados a distúrbio na audição, entendendo quais eram suas dúvidas e curiosidades; metodologias ativas, tais como atividades lúdicas, caça palavras, brincadeira de “telefone sem fio” e canto, mostra do funcionamento auditivo, utilização de vídeos e banners com informações pertinentes ao assunto, além de identificação de questões sociais e psicológicas relacionadas a presbiacusia, realizando-se uma discussão para exposição de opiniões e vivências, e estimativa dos conhecimentos adquiridos ao final das atividades através de avaliação escrita. Como resultado, as ações proporcionaram mais conhecimento sobre a presbiacusia aos 31 idosos da UNAMI-UEMS, fazendo com que estes se interessassem pelo assunto, registrando-se benefícios em relação a resolução de dúvidas que os idosos possuíam sobre o tema ministrado. Foi realizada a identificação do conhecimento prévio e das dúvidas em relação ao tema ministrado na aula através de rodas de conversa. A atividade de caça-palavras estimulou não apenas a fixação do conteúdo, como também o trabalho da mente. Nas questões relacionadas ao psicológico e social dos idosos que apresentam presbiacusia muitos relataram a dificuldade na comunicação tanto pessoalmente, quanto por telefone, sendo prejudicial para a interação do idoso com o mundo que o rodeia. Dentro das avaliações feitas pelos alunos ao final da aula, concluiu-se que foram atividades positivas e proveitosas. Por fim, o canto mostrou-se uma atividade muito prazerosa aos alunos, sendo que todos aderem de forma que se torna gratificante para nós e para eles. Conclui-se assim, que os objetivos propostos foram alcançados, promovendo o conhecimento sobre a presbiacusia para os alunos da Universidade Aberta à Melhor Idade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, falando sobre este assunto muito presente no dia a dia destes.

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Publicado

01/04/2020

Como Citar

Hetzel, J. do A., & Alvarenga, M. R. M. (2020). AÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM PARA IDOSOS COM PRESBIACUSIA. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6689

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

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