ECONOMIA E FINANÇAS PESSOAIS NAS ESCOLAS DE BELA VISTA/MS

Autores

  • Inácia Iolanda Arce Nunes
  • Eliana Lamberti

Resumo

O projeto teve o intuito de disseminar os conceitos básicos de economia, sua aplicabilidade e sua importância no cotidiano da população, além de apresentar o curso de graduação de Ciências Econômicas oferecida na Uems em Ponta Porã. A premissa é contribuir para o desenvolvimento local do município de Bela Vista através da aproximação da UEMS e sociedade civil. De modo específico, buscou-se apresentar os elementos da economia que são importantes para o planejamento profissional, discutir e conscientizar os jovens sobre a importância do planejamento familiar e individual, e expor métodos eficazes para auxiliar no controle do orçamento. O público alvo foi constituído por alunos do ensino médio da rede pública estadual, o qual atendeu cerca de 350 estudantes, e 33 alunos da oitava série da rede pública municipal. Foram realizadas visitas técnicas em quatro escolas estaduais da rede pública que abrangiam o ensino médio e em duas escolas municipais que continham as salas do oitavo ano, por meio das quais foram ministradas palestras relacionadas com o tema Economia e Finanças Pessoais: importância, instrumentos e aplicação. Sendo assim, o público alvo constituiu-se por alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio e do fundamental II, mas especificamente do oitavo ano, da rede pública do município. O conteúdo programático foi caracterizado pelo entendimento e debate dos assuntos relacionados à economia e seus desdobramentos, e ao final das apresentações foram feitas atividades dinâmicas que proporcionaram a melhor fixação sobre o tema abordado. A maioria dos alunos, bem como os demais participantes presentes, professores e funcionários, não tinham conhecimento sobre os instrumentos financeiros, como o simulador de investimento disponível na internet no site do Tesouro Nacional, por exemplo. Também foi possível conciliar o assunto de cunho financeiro com os assuntos abordados nas disciplinas de história trabalhadas pela própria escola, mostrando aos estudantes que os fatos econômicos muitas vezes decorrem de um longo processo histórico.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Nunes, I. I. A., & Lamberti, E. (2020). ECONOMIA E FINANÇAS PESSOAIS NAS ESCOLAS DE BELA VISTA/MS. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6686

Edição

Seção

EDUCAÇÃO