O USO DE MÉTODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Elizeth Nolasco Neves
  • Aline de Freitas Assis
  • Claudia Alquimin Gonçalves
  • Telma de Souza Garcia Grande

Resumo

O uso de metodologias ativas no ensino da língua inglesa foi uma proposta de ensino na Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, escola da autoria na cidade de Cassilândia. A metodologia ativa tem como característica muito importante, colocar o aluno como responsável por sua própria aprendizagem e fazer com que ele esteja comprometido com o resultado. Para iniciar nossa proposta de trabalho, primeiro observamos os alunos e identificamos suas dificuldades quanto ao aprendizado da língua inglesa e verificamos que a falta de domínio do vocabulário era uma das deficiências quanto ao aprendizado. Em uma proposta de ampliar o conhecimento de vocábulos na língua inglesa, elaboramos e colocamos em prática o jogo lúdico “soletrando”, que permitiu a prática escrita e oral de vocábulos contextualizados na língua inglesa. Ainda em uma perspectiva lúdica para motivar o aprendizado elaboramos jogos como forca, jogo da memória, baralho, dominó, cuja confecção foram realizadas pelos próprios alunos e em seguida colocados em prática para o ensino e fixação do vocabulário. Outra prática em sala e aula que também motivou os alunos a escreverem e ampliarem o vocabulário na língua alvo foi fazer uso da tecnologia em sala de aula, sendo assim, propusemos a elaboração de textos curtos em inglês, mensagens como uma conversa via celular, frases e nomes de filmes por meio do estímulo de emojis. Ao final de cada aula solicitamos a avalição da proposta de conteúdo e ensino aos alunos, que avaliavam se a aula havia sido dinâmica se haviam aprendido o conteúdo proposto, além de emitirem propostas temáticas e dinâmicas para as próximas aulas. O objetivo deste trabalho foi avaliar, e testar as metodologias ativas, como forma de ensino da língua estrangeira. As aulas foram ministradas uma hora aula por semana, com diferentes temas. A implementação desta prática lúdica, cujos jogos foram elaborados pelos próprios alunos, pôde favorecer o diálogo sobre o que se quer aprender e o que deve ser ensinado em sala de aula, estimulando o diálogo entre professores e alunos. Esta metodologia despertou nos alunos curiosidades, e os fizeram sentir parte do processo de ensino e aprendizagem de forma interativa, que os motivou a trazerem propostas de ensino para a aula.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Neves, E. N., Assis, A. de F., Gonçalves, C. A., & Grande, T. de S. G. (2020). O USO DE MÉTODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6679

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)