LETRAMENTOS SOCIAIS: DEBATENDO SUAS INFLUÊNCIAS DENTRO DOS CONCEITOS DE GÊNERO
Resumo
Juntamente com as tecnologias que permeiam a evolução humana e a globalização, e os papéis históricos construídos ao longo do tempo, a crescente exigência social atribuída aos adolescentes, principalmente em período de contraposição de papeis sociais, é capaz de levar ao desencadeamento de fatores que levam a transtornos sociais e ao desentendimento frente as atuais discussões que permeiam o papel feminino e masculino. O letramento social vem de encontro ao processo da subversão do gênero e de fatores que influenciam a construção do conhecimento, fornecendo ferramentas para a da obtenção de informações e da criticidade acerca da informação recebida, fazendo com que a informação tenha real poder de reconstrução social e ideológica. Sendo assim, esse trabalho objetivou a criação de um espaço de aplicação do letramento social dentro de discussões acerca dos papeis sociais dos gêneros, levando ao entendimento dos processos de separação social dos gêneros e observando como o letramento crítico influencia na obtenção do conhecimento. Esse trabalho se voltou à promover ações integrativas de exposição e debate acerca do tema Gênero e Subversão de Identidade, utilizando os recursos existentes nos multiletramentos, em adolescentes estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues (Campo Grande - MS), visando compreender a influência desses recursos na obtenção de conhecimento e esclarecimento de aspectos relacionados ao feminino e masculino, as influências socias entre os gêneros e ao reflexo disso no âmbito da saúde. A seleção dos alunos foi realizada pela própria escola, elencando as turmas de terceiro ano existentes e os momentos disponíveis para realização das atividades. Esses alunos participaram de três encontros, realizados na escola em questão onde informações sobre a influência dos papeis sociais de gênero foram coletadas e recebidas, expostas e discutidas. Como resultados, tivemos a confirmação dos padrões de conceitos, muitas vezes reproduzidos e nunca questionados, expresso por alguns alunos. Porém, todos os alunos participantes desenvolveram entendimento acerca do tema e relataram necessidade pessoal e social de questionamento dos papéis históricos estabelecidos entre o feminino e o masculino. Já no sentido dos multiletramentos, a sensibilização desses estudantes em relação ao tema proposto, se deu através dos métodos de livre discussão, onde puderam expor livremente suas ideias, questionamento das mesmas e posterior exposição lúdica (por meio de vídeo e poesia), de opiniões diferentes sobre o tema, além de informações e dados oficiais que afirmaram a importância da discussão em questão.