ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL A JOVENS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Amanda Matias Miranda
  • Joelma Maria de Freitas
  • Lucas dos Santos Melo
  • Geovane Ferreira Gomes

Resumo

A partir da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), observou-se interesse por parte dos alunos das escolas em que o PIBID foi realizado em compreender o que ocorre após o término do Ensino Médio, posto que constantemente nos questionavam a respeito de cursos superiores e profissões. Este projeto teve por objetivo levar informações para os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio de quatro escolas públicas estaduais de Paranaíba / MS a respeito da educação e profissões no ensino superior, do mercado de trabalho para as profissões em geral e dos cursos técnico-profissionalizantes que podem ser realizados pelos estudantes após o término do Ensino Médio, visando a elucidar as dúvidas levantadas. Buscou a atender ainda a uma demanda social observada em visitas anteriores a essas escolas em que se notou uma preocupação geral por parte dos diretores e professores a respeito da necessidade de se levar informação sobre essas questões aos estudantes, para tornar menos difícil a decisão do que se fazer após o término do Ensino Médio. O procedimento metodológico adotado dividiu o projeto em três etapas distintas: a primeira foi uma palestra sobre profissões proferida pelo orientador, seguida pela aplicação de questionário com a finalidade de se relacionar as dúvidas e expectativas dos estudantes com relação às profissões e mercado de trabalho; a segunda consistiu de pesquisa por parte dos bolsistas do projeto a respeito de escolas públicas e privadas, cursos de nível superior e técnico-profissionalizantes, notas classificatórias do ENEM, profissões, custos do curso (no caso de escolas particulares), oportunidades de bolsas de estudo nas instituições de ensino, dados sobre o mercado de trabalho a partir das questões levantadas no questionário e informações a respeito de cotas; na terceira etapa os bolsistas fizeram a devolutiva nas escolas apresentando as respostas das dúvidas observadas no questionário de aplicação. Foi realizada em 2018, atendendo aos alunos que estavam no 3º Ano e em 2019 retornamos às escolas para apresentar os resultados aos alunos que estavam no 2º Ano em 2018. Em todas as escolas fomos muito bem suportados pelas áreas administrativas, professores, direção e setor de informática. Como resultado, além das atividades de orientação nas escolas, foi elaborada uma apostila sobre as informações coletadas e entregue em formato físico e em PDF para que os diretores e/ou coordenadores das escolas participantes encaminhassem aos alunos. E ainda, como resultado mais importante, pudemos encontrar alguns desses estudantes do Ensino Médio matriculados em cursos superiores da UEMS, o que nos permite concluir que é essencial que informação de qualidade a respeito da educação superior chegue aos alunos do Ensino Médio para que possam planejar adequadamente seu futuro.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Miranda, A. M., Freitas, J. M. de, Melo, L. dos S., & Gomes, G. F. (2020). ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL A JOVENS DO ENSINO MÉDIO. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6668

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)