UEMS NOS DIÁLOGOS CONTRA O BULLYING: INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Leonardo de Lima Roarelli
  • Claudia Karina Ladeia Batista

Resumo

O respectivo projeto de extensão teve como objetivo apresentar discussões para os alunos do ensino fundamental da EE Manoel Garcia Leal no município de Paranaíba-MS temas referentes ao bullying e aos Direitos Humanos. Com o propósito de despertar o maior interesse do público alvo, deu-se preferência à discussão de assuntos relevantes no meio escolar a partir de conhecimentos elementares de direitos humanos, em especial o combate ao bullying. A temática é trabalhada a partir do estudo de direitos e garantias básicas contidos na Constituição Federal de 1988, diferenças sociais, culturais e políticas, sempre incentivando valores essenciais ao bom convívio em sociedade. Isso tem como objetivo, a formação de alunos conscientes e críticos, que conheçam seus direitos e que possam ser considerados cidadãos de fato. Dessa forma, é relevante ressaltar a importância dos Direitos Humanos para o desenvolvimento de nossa sociedade, além dos malefícios do bullying e suas consequências trágicas como depressão e suicídio, consequentemente, ferindo a dignidade da pessoa humana das vitimas que sofrem com esses atos, partindo de uma linguagem acessível ao público infantil. Para minudenciar os objetivos almejados, foram utilizados vídeos e documentários como mecanismos didáticos de contextualização e embasamento das atividades. Para o desenvolvimento dessa atividade de extensão foi pressuposto uma prévia pesquisa bibliográfica e documental dos temas, o que é feito por meio do método dedutivo. Como resultado preliminar, percebe-se que a atividade de extensão tem despertado o interesse dos alunos do ensino fundamental para aspectos relevantes de compreensão e defesa dos direitos humanos, bem como de valores como tolerância, respeito e alteridade.

Os resultados obtidos foram satisfatórios, em virtude da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade Paranaíba, que se fez presente com suas cooperações na sociedade, alcançado inúmeras crianças e colaboradores das escolas com o projeto, aproximando-se da comunidade para aplicar o conhecimento adquirido, e dessa forma, proporcionando o aprendizado almejado. Nesse sentido, observa-se a grande importância de construir uma ponte entre a Universidade e as escolas, através dos projetos de extensão. Finda-se, portanto, que é de grande valia introduzir conhecimentos básicos e de forma acessível sobre os Direitos Humanos e a consciência da nocividade do bullying para os discentes, a fim de formar adultos mais informados e cientes do mundo ao seu redor, tendo em vista que o futuro está nas mãos das crianças de hoje.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Roarelli, L. de L., & Batista, C. K. L. (2020). UEMS NOS DIÁLOGOS CONTRA O BULLYING: INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6659

Edição

Seção

DIREITOS HUMANOS