O PAPEL DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA CONCIENTIZAÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICA E DE GÊNERO.
Resumo
INTRODUÇÃO:
Ao invés de seguir a tendência dominante de tratar o cinema como mais um recurso didático para o ensino, partimos do entendimento de que a educação e o cinema são formas de socialização dos indivíduos e instâncias culturais que produzem saberes, identidades, visões de mundo, subjetividades.
OBJETIVO
Este projeto tem por objetivo, o ensino e a conscientização sobre a desigualdade étnica e de gênero, através da realização de atividades que levaram esse novo modo de ver a sociedade, a qual é tão diversa em etnias e marcada pela desigualdade social e discriminação racial. O público-alvo são crianças e adolescentes da Casa da Garota em Guia Lopes da Laguna. Os encontros foram realizados mensalmente.
METODOLOGIA
A atividade consistiu na exibição de filmes, sendo estes A Menina Que Roubava Livros, Divertida Mente e A Caminho de Casa, após o que, as crianças e adolescentes responderam perguntas que são elaboradas de modo a levar a reflexão sobre a diversidade étnica e de gênero, além de uma atividade interativa após cada bate-papo.
RESULTADO FINAL E CONCLUSÃO
A prática de ver filmes fez com que se ampliessem conhecimentos, instigou a pensar as relações das pessoas com o cinema e o papel desempenhado pelos filmes na formação das pessoas, inclusive na sua visão sobre a diversidade étnica e de gênero.Em sociedades audiovisuais como a nossa, o domínio dessa linguagem é requisito fundamental para que possamos transitar em diferentes campos sociais. A imagem em movimento tem relação com aquilo que somos, com nossas identidades, o que nos remete a uma reflexão sobre a importância da linguagem audiovisual na nossa sociedade. Valoriza-se muito, em nossa cultura, a linguagem escrita e a importância de conhecermos uma série de obras literárias, bem como seus autores; mas a leitura de imagens e a prática de ver e analisar filmes é de extrema relevância e importância no nosso cotidiano.