CINECLUBE UEMS: CINEMA COMO PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO

Autores

  • Bruno Rodrigues Soares Santos
  • Volmir Pereira Cardoso

Resumo

O projeto de extensão CineClube UEMS integra as atividades do Laboratório de Letras, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, unidade universitária de Campo Grande. O estudo em foco teve como objetivo analisar a contribuição das sessões de filmes e debates para uma formação estético-crítica do expectador ativo que acompanhou as exibições e participou dos diálogos crítico-problematizadores sobre as relações violência/sociedade totalitária, presentes nas narrativas fílmicas exibidas na mostra. Do ponto de vista metodológico trabalhamos com duas fontes de coletas de dados: debates sobre os filmes exibidos e leituras teóricas com base no tema a ser discutido. Como resultados do estudo destacamos a contribuição da mostra para desenvolver nos participantes uma nova visão de mundo, com teor crítico sobre as relações histórico-social; caráter pedagógico e esclarecedor da metodologia adotada nas exibições que fomenta no expectador ativo uma espécie de catarse para a reflexão sobre as categorias presentes na narrativa fílmica.
Os resultados da análise indicam que a mostra CineClube contribuiu para desenvolver nos participantes uma nova visão de mundo, sendo que estes expressam uma perspectiva crítica sobre as relações de violência e as relações de sociedade no mundo do ficcional após a experiência da mostra que os colocou frente a frente com conteúdos cinematográficos que descortinam as contradições do capital e da luta de classes, até então desconhecido desse público.
Por outro lado, a metodologia adotada converte-se em uma espécie de catarse para a reflexão sobre as categorias presentes na narrativa fílmica. Isso fica demonstrado nas opiniões sobre a apresentação da Sinopse antes de iniciar a exibição do filme, procedimento pedagógico que prepara o espírito do expectador para o desenvolvimento da narrativa fílmica.
Nesse sentido, consideramos que o filme não deve ser observado apenas como representação ideológica ou projeção subjetiva, mas como reflexo estético da vida social que oportuniza a inserção dos sujeitos na compreensão crítica da sociedade.
Foi nesse foco que o presente projeto de extensão se norteou, justificando-se a sua feitura na importância que o encontro de atividades culturais e educacionais pode trazer a quem dele desfrute. Tornou-se, então, um espaço para quebra da rotina habitual da lógica acadêmica, ofertando aos alunos da UEMS/UUCG como um todo, além de toda a comunidade interessada, a oportunidade de refletir, reconfigurar pensamentos e, notadamente, aprender.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Santos, B. R. S., & Cardoso, V. P. (2020). CINECLUBE UEMS: CINEMA COMO PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6639

Edição

Seção

CULTURA