DIVULGAÇÃO DO PROJETO CONHECENDO A UEMS/UUCAMPO GRANDE
Resumo
A divulgação das ações do Projeto de Extensão Conhecendo a UEMS se fez necessária para que as Escolas Públicas de Campo Grande pudessem participar das visitações na Unidade Universitária Campo Grande (UUCG), visto que, muitas escolas de Ensino Médio estiveram procurando a Unidade Universitária em busca da visita, pois seus alunos ansiavam em conhecer o ambiente universitário, mas estavam ficando limitadas a determinados períodos do ano quando as universidades estão abertas para recebê-los, sendo este um diferencial do Projeto Conhecendo a UEMS. O projeto teve como objetivos a divulgação do calendário das visitas agendadas, divulgar o aulão preparatório para o ENEM realizado no auditório da UEMS (Outubro/2018), conhecer as escolas com horários agendados para visitar a UUCG, elaborar matérias de divulgação das ações realizadas e aplicar questionários com os alunos visitantes. As ações da divulgação do Projeto conhecendo a Uems consistia em ir até as escolas interessadas em participar do projeto, onde era realizada uma conversa rápida com os alunos para explicar como funciona essa ação de extensão, os cursos oferecidos na unidade e a forma de entrada na Uems, o ENEM. Durante as visitas dos alunos à UEMS, era feita a contextualização histórica da Universidade, a apresentação das bolsas disponibilizadas, o tour pelo campus com os alunos e a aplicação dos questionários para obtenção do perfil deste alunado. Nesse processo foi possível observar que os alunos se sentiam mais à vontade para conversar com os acadêmicos que apresentavam os cursos, os acadêmicos dos cursos de Geografia. Os dados obtidos através da aplicação dos questionários respondidos, demonstraram que 70% dos visitantes tinham idade entre 16e 17, 38% alegaram terem pouca afinidade com a Geografia, 29% afirmaram que estudam apenas em média 1 hora por dia fora da sala de aula, 25% leu mais de 4 livros no último ano, 96% acessam a internet preferencialmente em casa, 80% usam a internet como principal meio para fazer suas pesquisas, 89% pretende fazer o ENEM, 56% pretendem cursar o nível superior em uma universidade pública e 54% utilizam seu tempo livre para acessar a internet. As visitas ocorreram de Agosto/2018 a Junho/2019. Para a divulgação do aulão, foram elaboradas mídias nas redes sociais para compartilhar o evento, foram realizadas 516 inscrições, 56,6% dos inscritos conheceram o evento por meio das redes sociais, sendo esse o meio mais efetivo, 30,2% ficaram sabendo por meio de indicações, 9,5% por jornais e 3,7% por outros meios, desses inscritos, 95% são estudantes se preparando para o Enem e o vestibular, os outros 5% compreendem concurseiros, pessoas querendo se atualizar, professores, diretores e universitários.