NEWSLETTER E A COMUNICAÇÃO DIRETA NO TURISMO: UMA PROPOSTA PARA O BIT – BOLETIM INFORMATIVO DO CURSO DE TURISMO/UEMS – DOURADOS

Autores

  • Ketlyn de Morais Gasparoto
  • Dores Cristina Grechi

Resumo

A tradução literal de Newsletter é Boletim Informativo, comumente são fabricados em formatos compatíveis a serem enviados por e-mails, assim como, SMS, MMS e outros tipos de comunicação eletrônica, outra característica desse modelo é devido sua periodicidade no envio. A proposta do Boletim Informativo de Turismo faz parte de uma ação maior relacionada a qualificar as informações sobre turismo de acordo com diferentes públicos. Desta forma, o Boletim (BIT), aqui proposto tem como objetivo atingir diferentes públicos com conteúdo específicos e diferenciados sobre turismo. Para isso, utilizou estratégias como: elaboração de reportagens, entrevistas, edição de textos, e, também, o marketing digital para apresentação de eventos e notícias relativas ao Turismo e suas ramificações. O projeto compreendeu o seguinte percurso metodológico, o levantamento de dados quanto aos conceitos de Newsletter, boletim, E-mail-Marketing e Marketing Digital. Criação de mailing por grupo de interesse, além de ter identificado ferramentas especializadas em gestão de mailing e avaliação das metas alcançadas. O BIT já existiu durante os anos de 2008 a 2012 e mostrou-se uma ótima ferramenta para divulgar o curso de turismo para comunidade externa e para fortalecer a imagem do curso. Desta forma, pretendeu-se retomar este projeto de forma que os impactos acima mencionados sejam replicados e ampliados a partir desta proposta de BIT digital. Projetos como esse, são importantes para dar oportunidade aos discentes de mostrarem suas produções e participações em eventos da área, divulgando para sociedade o papel do profissional de turismo. Atualmente as mídias digitais ocupam boa parte do tempo das pessoas, por isso um veículo elaborado nos moldes de um boletim eletrônico terá potencial de alcance maior e oportunidade de dialogar com a comunidade externa. Outro aspecto relevante refere-se à participação do curso de turismo em eventos na cidade. Este projeto pode exercer o papel de representante oficial do curso nos diversos acontecimentos na cidade, participando, escrevendo releases e publicando matérias, além de realizar entrevistas e reportagens. Atualmente o BIT tem uma lista com 268 contatos, sendo acadêmicos, professores, comunidade externa, entidades, hotéis, restaurantes, prefeitura do Município de Dourados e outras regiões. O site do mesmo possui 45 publicações, dentre elas três entrevistas, 15 coberturas de eventos, e as demais estão ambientadas em categorias de pesquisa, como, dicas, gastronomia, mundo, universidade e cultura. O BIT possui plataformas online ( nas versões para computador e celular) podendo encontra-lo no endereço https://bituems.wixsite.com/turismo, além de possuir mídias sociais, como, facebook (https://www.facebook.com/bit.uems/) e instagram (https://www.instagram.com/bituems/?hl=pt-br). Conclui-se que o BIT, promove uma maior inclusão da comunidade externa ao ambiente acadêmico, e vice-versa, além de colocar o curso de Turismo, de modo geral, como veículo de comunicação e transmissão, não só de conhecimento, mas também de novidades apresentadas pelo mercado.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Gasparoto, K. de M., & Grechi, D. C. (2020). NEWSLETTER E A COMUNICAÇÃO DIRETA NO TURISMO: UMA PROPOSTA PARA O BIT – BOLETIM INFORMATIVO DO CURSO DE TURISMO/UEMS – DOURADOS. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6627

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO