ESTUDOS NAS REDES SOCIAIS: AVICULTURA EM FOCO

Autores

  • Bruna de Jesus da Rocha
  • Gabrieli Costa de Sousa
  • Eliane Corrêa Bairros
  • Ademir Oliveira da Silva
  • Danilo de Souza Sanches
  • Elis Regina de Moraes Garcia

Resumo

As redes sociais têm-se apresentado como uma linha tecnológica abrangente, possibilitando um ajustamento das metodologias da educação por meio da utilização de novas práticas de ensino-aprendizagem, que são desenvolvidas em um processo de interatividade e de comunicação, tornando-se ferramentas importantes na área acadêmica. A publicação de informações e conteúdos técnicos por intermédio das redes sociais tem possibilitado a divulgação do setor avícola, agregando o meio acadêmico e como o social, tornando possível o aprendizado, a interação com o público, a troca de conhecimentos e a aproximação dos acadêmicos dos cursos de ciências agrárias de diferentes localidades. O objetivo desse trabalho foi divulgar informações e conteúdos técnicos relacionados à avicultura, utilizando as funcionalidades e recursos das redes sociais Facebook e Instagram. Foram criados perfis nas plataformas digitais Facebook e Instagram do GENAVE (Grupo de Estudos em Nutrição de Aves) do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana. Semanalmente foram divulgados os seguintes conteúdos avícolas: práticas de manejos relacionados à debicagem, informações técnicas e curiosidades sobre a criação de aves, dados sobre os seus produtos (carne e ovos), assim como as atividades e projetos desenvolvidos pelo GENAVE. As publicações postadas promoveram a interação com o público que seguem os perfis nas referidas páginas, por meio de relatos pessoais relacionados aos temas postados, assim como comentários, dúvidas e sugestões. Através dos comentários, número de curtidas e compartilhamentos dos usuários foi observado à abrangência de pessoas que acompanham as páginas Facebook e Instagram. As publicações alcançaram um número relevante de usuários nas páginas do Facebook e Instagram, com 187 e 245 seguidores, respectivamente. No perfil do Instagram computou-se cerca de 128 visualizações em vídeos postados. Conclui-se que as plataformas digitais Facebook e Instagram são relevantes para a divulgação e a troca de informações no meio acadêmico e também podem ser consideradas importantes ferramentas na divulgação do setor avícola.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Rocha, B. de J. da, Sousa, G. C. de, Bairros, E. C., Silva, A. O. da, Sanches, D. de S., & Garcia, E. R. de M. (2020). ESTUDOS NAS REDES SOCIAIS: AVICULTURA EM FOCO. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6621

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)