O BOLETIM INFORMATIVO DO CURSO DE TURISMO E AS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Arthur Gomes da Silva Monteiro
  • Dores Cristina Grechi

Resumo

A comunicação e troca de informações é essencial para a sociedade, o projeto tem a ideia de um diálogo aberto entre o mundo do Turismo, a Universidade e o leitor. A criação essa plataforma digital permite um número maior de distribuição e a usuários que buscam informações pelo setor, para ter uma clara perspectiva sobre atividades desenvolvidas no curso de Turismo da UEMS, notícias de diferentes níveis da sociedade. O objetivo é uma proposta destinada ao resgate, produção e a atualização do antigo jornal do curso, Boletim Informativo do Curso de Turismo (BIT), para formato digital e em diferentes redes. Apresentar a comunidade externa eventos e atividades do curso de Turismo da UEMS – Dourados, tendo em vista a necessidade de atender a novos públicos e ser uma forma de arquivo digital e memória do curso. A metodologia se deu com a formação de uma equipe de trabalho e de distribuição das tarefas estratégicas. A partir daí, surgiu a necessidade de uma construção de base teórica sobre comunicação, turismo e plataformas digitais. Um estudo sobre linguagem, design, redesign, cores, plataformas a ser trabalhadas e de hospedagem. Com trabalho em equipe, o projeto passou por definição de formato, forma de distribuição, construção de uma base estratégica de contatos, o conteúdo das publicações também passou por revisão técnica e só assim a publicação do material. Partindo do pensamento de resgate e preservação da memória do curso, o Boletim Informativo do Curso de Turismo (BIT) nasceu em 2008 e teve final em 2012, agora com a volta 10 anos depois, era necessária uma circulação maior, o uso das novas tecnologias através de redes sociais e um site especialmente criado para o uso. O trabalho feito em equipe que passou desde uma pesquisa sobre estratégia, distribuição de tarefas, formação de público, criação de matérias, pesquisas da área, revisão ortográfica, publicação e acompanhamento nas redes. Com encontros semanais e discussões em grupo para melhor desenvolvimento do trabalho. Foram feitas cerca de 50 notícias, entre os temas abordados estão dicas, atividades do curso, cultura, eventos, gastronomia e entrevista. Também contou com trabalhos e publicações de discentes do curso para divulgação de atividades. É possível concluir que a importância do registro da memória do curso de Turismo e de notícias do setor precisam ser lembradas e podem ser buscadas como uma linha do tempo. Com a atualização para o meio digital, a comunidade externa tem um acesso maior as informações e podem ser acessadas de qualquer parte do mundo. Todo o conteúdo está disponível em: www.bituems.wixsite.com/turismo.

Downloads

Publicado

01/04/2020

Como Citar

Monteiro, A. G. da S., & Grechi, D. C. (2020). O BOLETIM INFORMATIVO DO CURSO DE TURISMO E AS MÍDIAS SOCIAIS. ANAIS DO SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6620

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO