TURISMO PEDAGÓGICO: EDUCAÇÃO E LAZER

Autores

  • Lucinéia Figueiredo dos Santos
  • Vera Lucia Lescano de Almeida

Resumo

A proposta “Turismo Pedagógico: educação e lazer” pretende contribuir para ampliar a percepção das crianças e jovens das Escolas Municipais Aurora Pedroso de Camargo e Iria Lucia Wilhen Konzen sobre a importância dos recursos patrimonial, histórico, cultural e natural da cidade de Dourados – MS. Acredita-se que de posse desse aprendizado eles percebam que a cidade lhes pertence, sendo eles o patrimônio humano que, juntamente com os demais patrimônios, compõem a cidade. Assim, o projeto tem como finalidade estimular o aprendizado de forma lúdica por meio da interação entre a educação e o lazer, utilizando outros meios distintos do habitual cotidiano das escolas. Serão escolhidas três temáticas como o valor da água, produção do lixo e reciclagem e a importância da vegetação para os seres vivos, as quais serão trabalhadas de forma teórica e prática. A primeira forma será realizada por meio de palestras, oficinas de artes, reciclagem de papel e outros objetos ou exibição de vídeos e a segunda por meio de “aulas-passeios” ou city tour visitando os pontos turísticos de Dourados em especial os Parques ou áreas de preservação e patrimônios históricos da cidade como a Usina Velha, onde se localiza o córrego Laranja Doce área de preservação dentro desse espaço. Ao vivenciar os acontecimentos que prejudicam o meio ambiente, serão estabelecidas medidas de incentivos para novas práticas de vivências, visando diminuir os impactos negativos e maximizar os positivos, possibilitando promover a conservação e valorização ambiental, social e cultural da cidade.

Publicado

2015-04-07

Como Citar

dos Santos, L. F., & de Almeida, V. L. L. (2015). TURISMO PEDAGÓGICO: EDUCAÇÃO E LAZER. ANAIS DO SEMEX, 5(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/619

Edição

Seção

EDUCAÇÃO