INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO HARAS SEGREDO
Resumo
A produção leiteira do Brasil em 2009 foi de 28,5 bilhões de toneladas de leite. O Mato Grosso do Sul possui 33 mil produtores de leite, sendo 80% desses de pequeno porte e de assentamentos, com uma produção de 1,5 milhões de litros por mês. O estado de Mato Grosso do Sul tem uma participação de aproximadamente 2,5% da produção nacional de leite, sendo que esta posição não tem se alterado nos últimos 14 anos (PORTAL MS).
A pecuária leiteira neste Estado caracteriza-se por apresentar baixa produtividade, rebanho heterogêneo e baixa qualidade dos produtos nas fazendas. Os principais limitantes para o crescimento da cadeia produtiva são o elevado percentual de animais com genética de pecuária de corte; elevada sazonalidade da produção; elevada concentração das indústrias; inexistência de uma cultura para produção de leite, onde o mesmo é considerado um subproduto da pecuária de corte; escassez de mão de obra capacitada especificamente para atuar na produção de leite; e baixo consumo de leite no Estado. Dessa maneira, a modernização do setor torna-se imprescindível, e esse processo de intensificação requer a aplicação de conhecimentos técnicos capazes de promover mudanças nos índices de produtividade e lucratividade.
O projeto de Inovação Tecnológica do Haras Segredo, tem como objetivo levar ao produtor conhecimento e inovações tecnológicas para maximizar a produção e produtividade da propriedade. Atualmente a média diária de leite/vaca, é de 12,57 L e a produção média diária é de 149,2 litros.