ESCOLA LEGAL: EM DIA COM A CIDADANIA E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Autores

  • Valéria Valenzuela Loureiro Velasques Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O tema central do projeto é a DISCRIMINAÇÃO, trabalhada sob o enfoque da Sociologia, Antropologia e História, com uma proposta interdisciplinar de discussão. Nesse sentido, procurar-se-á levar informações sobre conceito de vulnerabilidade, cidadania, preconceito e discriminação; caracterização e números da população vulnerável apresentada; contextualização histórica do tema e relatos de casos de discriminação sobre o tema (apresentações de fatos de como essas pessoas são discriminadas no trabalho, em espaços de lazer, na escola, na mídia, em órgãos públicos). Os encontros com alunos ocorrem quinzenalmente na Escola Municipal Maria Luiza Correia Machado, uma escola que atende alunos da zona rural do município de Paranaíba/ MS, e oportuniza uma formação pautada em princípios éticos, com o conhecimento da história de vida de grupos marginalizados ao longo da história e o reconhecimento de seu valor na sociedade enquanto cidadão titular de direitos. O projeto em questão é uma proposta de COMBATE À DISCRIMINAÇÃO e de promoção do respeito às diferenças. A UEMS tem desenvolvido grandes projetos com essa pauta, o que viabiliza o cumprimento de sua função social e sua contribuição nos mais diversos problemas sociais da comunidade. A iniciativa é articulada em conjunto com o projeto “UEMS nas ondas do rádio” e “É proibido discriminar: lições de cidadania para o respeito às diferenças”, tratando este último especificamente da legislação antidiscriminatória pertinente a grupos marginalizados.

Biografia do Autor

Valéria Valenzuela Loureiro Velasques, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do curso de Direito da UEMS.

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Publicado

2015-04-07

Como Citar

Valenzuela Loureiro Velasques, V. (2015). ESCOLA LEGAL: EM DIA COM A CIDADANIA E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. ANAIS DO SEMEX, 5(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/571

Edição

Seção

DIREITOS HUMANOS