ENSINO DE HOMEOPATIA AGRÍCOLA COMO TECNOLOGIA SOCIAL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS:O EXEMPLO DA REGIÃO RURAL DE MURIAÉ

Autores

  • Montcharles da Silva Pontes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Centro de Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro.
  • Geyse Santos Licenciada em química pela UEMS, unidade Naviraí

Resumo

A utilização da homeopatia para a recuperação do equilíbrio dos ecossistemas tem recebido maior atenção nas últimas décadas e vários trabalhos têm apresentado resultados positivos. Os princípios da homeopatia são coerentes com as diretrizes que norteiam a produção orgânica e ecológica de alimentos. A família agrícola aplica os conhecimentos da homeopatia gerando tecnologias a partir dos recursos locais, sendo estas então denominadas, tecnologias sociais. Este trabalho é um relato da experiência adquirida durante os cursos de extensão universitária, realizados em conjunto com o Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini no município de Muriaé-MG, que faz parte do Programa de Extensão e Divulgação da Homeopatia, Plantas Medicinais e Agricultura Orgânica, idealizado pela Universidade Federal de Viçosa em parceria com os agricultores da região.

Biografia do Autor

Montcharles da Silva Pontes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Centro de Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro.

Biological Sciences Student in the Darcy Ribeiro North Fluminense State University (UENF), with experience in classroom teaching and e-learning and experience in studies and research in organic crop production, homeopathy applied to agriculture, dowsing, radionics and geobiology. Currently working as a consultant in homeopathy applied to plants and soils.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Pontes, M. da S., & Santos, G. (2015). ENSINO DE HOMEOPATIA AGRÍCOLA COMO TECNOLOGIA SOCIAL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS:O EXEMPLO DA REGIÃO RURAL DE MURIAÉ. ANAIS DO SEMEX, 5(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/569

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE