PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO USANDO A LINGUAGEM C++

Willian Mattu Farias

Resumo


O projeto consistiu em repassar os principais conceitos da programação orientada a objetos usando a linguagem de programação C++. A orientação a objetos é uma técnica de programação amplamente difundida na computação porque trata de um padrão que tem evoluído muito, principalmente em questões como de reaproveitamento de código que é muito importante quando desenvolve aplicações modernas. Para o desenvolvimento do projeto utilizou-se da pesquisa e levantamento de material bibliográfico da biblioteca e internet para estudo e confecção de apostilas e exercícios e preparação de aulas expositivas teóricas/práticas e avaliações para ensinar alunos dos cursos de computação, engenharia e áreas exatas afins das universidades UEMS e UFGD. O ensino consistiu no treinamento para duas turmas de no máximo 20 participantes sendo uma turma no segundo semestre de 2016 e outra no primeiro semestre de 2017. Foi divulgado o treinamento e abertas às inscrições para a primeira turma e 12 participantes se inscreveram na Secretaria do Curso de Ciência da Computação da UEMS e o treinamento iniciou no dia 05/10/16 e foi encerrado no dia 09/12/16. As aulas foram uma vez por semana (às quartas-feiras) com 4 horas de duração cada, no Laboratório do Curso de Ciência da Computação da UEMS localizado no bloco G, e contou com computadores de última geração (processadores I5 com 8GB RAM, 500MB HD e monitor LED 18.5”). Como resultados alcançados na primeira turma pode-se citar os seguintes conceitos transmitidos aos participantes sobre a programação orientada a objetos: introdução a classes e objetos, membros públicos e privados (métodos e atributos), construtores e destrutores, sobrecarga de um construtor, construtor por default, ponteiro para classes, apontador this, membros estáticos, classes amigas e herança de classes. Para o treinamento da segunda turma as inscrições foram realizadas apenas por email e para tentar atingir um número maior de interessados foram dadas três possibilidades de dias da semana para acontecer o treinamento durante a divulgação (diferente da divulgação para a primeira turma onde foi dada apenas a opção de quartas-feiras). Com isto, atingiu-se um maior número de participantes e pode-se ter uma lista de espera com prováveis interessados para treinamentos futuros. A segunda turma teve 23 participantes e obteve-se uma lista de espera de 16 participantes. O treinamento iniciou no dia 07/04/17 e foi encerrado no dia 16/06/17. As aulas foram uma vez por semana (as sextas-feiras) com 4 horas de duração no mesmo laboratório de computação e foram transmitidos os mesmos conceitos conforme aconteceu com a primeira turma. Os treinamentos ocorreram de forma satisfatória e os participantes obtiveram conhecimentos suficientes para usar a programação orientada a objetos no desenvolvimento de softwares.


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