PRINCÍPIO DA DESTILAÇÃO INDUSTRIAL DO ETANOL COMBUSTÍVEL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Rodrigo Lima da Silva, Milena Ellen Ferreira Muniz, Clauber Dalmas Rodrigues

Resumo


As primeiras Usinas Sucroenergéticas instaladas no Estado de Mato Grosso do Sul foram ao final na década de 1970, incentivadas pelo Programa Nacional do Álcool (PROÁLCOOL), a cadeia produtiva da cana-de-açúcar apresenta uma crescente expansão no Estado, sendo que este abrange variadas atividades econômicas como a agricultura e a indústria. Nota-se o gradativo aumento da oferta de emprego para profissionais qualificados em várias áreas para este setor, porém há uma carência de profissionais qualificados para atender esta crescente oferta no mercado de trabalho regional. Neste contexto, este projeto tem como propostas ao aluno do ensino médio do município de Glória de Dourados e municípios próximos: expor, na forma de seminários com demonstração experimental, noções do processo industrial da destilação de etanol; contextualizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da grade curricular do ensino médio com a sua aplicação na tecnologia industrial; apresentar as atividades profissionais relacionadas à destilação industrial e; divulgar os cursos profissionais disponíveis na UEMS. Foi realizada a confecção do fermentador com materiais para a demonstração através do estudo de materiais alternativo de baixo custo e testes experimentais preliminares. Foram os estudos para otimizar as melhores condições experimentais no processo de destilação. Após a apresentação é solicitado o preenchimento de um questionário com os objetivos: avaliar a palestra e sugestões; correlacionar os conhecimentos dados na palestra com os das disciplinas regulares da grade curricular do ensino médio e; Prospecção dos principais anseios profissionais do público-alvo. Após avaliação dos dados adquiridos ficou evidente que houve uma efetiva contextualização e correlação entre os conhecimentos adquiridos na grade curricular do ensino médio com o conhecimento dado na palestra, com um grande índice de satisfação dos alunos. Nota-se, também, a carência de aulas práticas e/ou laboratoriais. Sendo assim, alcançou-se o objetivo de divulgar o setor sucroenergético e os estimular para profissões neste mercado de trabalho. Agradecimentos ao apoio recebido pela UEMS e FUNDECT.


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