UTILIZAÇÃO DE PEIXES EM AQUÁRIO COMO TERAPIA EM DEFICIENTES INTELECTUAIS

Autores

  • Fayane Espírito Santo
  • Leonardo Augusto da Silva
  • Gleice de Souza Calves
  • Beatriz Pacheco Nogueira Oliveira
  • Ueslei de Paula Franquilim da Silva
  • Cristiane Meldau de Campos

Resumo

O aquarismo é um hobby mundial, que utiliza espécies de peixes coloridas e com comportamentos chamativos, entretanto, exige conhecimento de técnicas de criação e reprodução dos peixes, além de profissionais especializados na área, como por exemplo, os zootecnistas, que auxiliam na aclimatação, adaptação e manejo destes ao ambiente onde serão inseridos. A manutenção de um aquário proporciona ao cuidador momentos de calma, tranquilidade e de meditação, por ser uma atividade de contemplação. Com este trabalho, o objetivo foi montar um aquário para estimular os sentidos de responsabilidade e autoconfiança de crianças com deficiência intelectual, para obtenção de melhor rendimento escolar. A atividade foi realizada na Associação Pestalozzi, em Aquidauana, MS, a qual atende alunos com diversos tipos de deficiências, incluindo a deficiência intelectual, e proporcionam acompanhamento psicológico aos mesmos. As atividades extraclasses são realizadas com intuito de estimular senso de responsabilidade nos mesmos e melhorar a interação entre os alunos e a sociedade. Foram realizadas visitas semanais da equipe técnica à escola, para montagem dos aquários com peixes ornamentais de água doce, e, à medida que o trabalho foi sendo desenvolvido, tornaram-se mais espaçadas. A definição do grupo de alunos que seria responsável pelo cuidado com o aquário na ausência da equipe técnica foi efetuada pela própria coordenadora e professores da Associação. Posteriormente, foi decidido pela instalação do aquário no refeitório e ministrada palestra para os alunos escolhidos, professora e ao orientador dos mesmos a respeito de peixes, focando em cuidados com a alimentação, qualidade da água, bem-estar animal, entre outros. Assim que os alunos conseguiram sanar suas dúvidas, teve início a instalação do aquário. As visitas subsequentes foram exercidas para monitoramento do aquário, avaliação dos peixes, conversa com professores/orientadores da escola e ajustes necessários para o bom andamento do projeto, como por exemplo, a substituição de alguns exemplares e mudança da espécie de peixe adotada para o trabalho. No decorrer do processo da implantação do aquário notou-se grande interesse dos alunos e professores pelo projeto. Os alunos responsáveis pelo aquário buscaram empenhar-se nas tarefas propostas pela professora em aula, para que desta forma pudessem observar e alimentar os peixes diariamente. A piscicultura é um ramo amplo, onde podem ser alcançados diversos públicos, até mesmo ideias de interesses sociais, como neste caso, onde usamos o aquarismo como forma de auxiliar alunos com deficiência a se sentirem responsável pelo cuidado e alimentação dos peixes.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Santo, F. E., Silva, L. A. da, Calves, G. de S., Oliveira, B. P. N., Silva, U. de P. F. da, & Campos, C. M. de. (2019). UTILIZAÇÃO DE PEIXES EM AQUÁRIO COMO TERAPIA EM DEFICIENTES INTELECTUAIS. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5577

Edição

Seção

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

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