ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL A JOVENS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este projeto tem por finalidade levar informações para os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio de quatro escolas públicas estaduais de Paranaíba / MS, a respeito da educação e profissões no ensino superior, do mercado de trabalho para as profissões em geral e dos cursos técnico-profissionalizantes que podem ser realizados pelos estudantes após o término do Ensino Médio. Visa a atender uma demanda social previamente observada em visitas anteriores a essas escolas realizadas em 2017 em que se notou uma preocupação geral por parte dos diretores e professores a respeito da necessidade de se levar informação sobre essas questões aos estudantes para tornar menos difícil a decisão do que se fazer após o término do ensino médio. O projeto está dividido em três etapas: a primeira é uma palestra sobre profissões a ser proferida pelo orientador, seguida pela aplicação de questionário com a finalidade de se conhecer as dúvidas e expectativas dos estudantes com relação às profissões e mercado de trabalho; a segunda consiste da pesquisa por parte dos bolsistas do projeto a respeito de escolas públicas e privadas, cursos de nível superior e técnico-profissionalizantes, notas classificatórias históricas do ENEM, profissões, custos do curso (no caso de escolas particulares) e/ou manutenção dos estudantes no curso superior, oportunidades de bolsas de estudo nas instituições de ensino, dados sobre o mercado de trabalho a partir das questões levantadas no questionário e informações a respeito de cotas; na terceira etapa os bolsistas farão a devolutiva nas escolas apresentando as respostas das dúvidas observadas no questionário de aplicação. Os resultados parciais obtidos até o momento são: elaboração do questionário em conjunto com os diretores das escolas, apresentação da palestra inicial, aplicação do questionário e início das pesquisas. A expectativa é que seja feita uma devolutiva parcial ainda em 2018 para atender aos estudantes que se formarão no Ensino Médio em 2018, e a(s) final (is) em 2019.