EDUCAÇÃO CONTRA DROGAS NAS ESCOLAS: RELATOS DE DEPENDENTES E EX-DEPENDETES QUÍMICOS

Autores

  • Natália Barbosa Mendes
  • Flavio Senefonte

Resumo

Observamos que a adolescência é uma fase conturbada, pois é um momento em que ocorrem transformações biológicas e psicológicas com o indivíduo. No âmbito psicológico ocorre com o adolescente uma busca de sua própria identidade que o faz entrar em alguns conflitos internos que refletem em seus comportamentos. Essa fase é considerada uma fase de receber facilmente influências de amigos ocorrendo à preocupação de essa influência ser negativa e o jovem e adolescente entrar em um universo de uso de drogas. Para se evitar tal acontecimento é necessário ações em saúde que promovam a saúde levando informações sobre as consequências do uso de drogas. Por isso, esse projeto se direciona ao trabalho educativo com adolescentes em suas escolas, levando informação e relatos de casos de dependentes e ex-dependentes químicos que sofrem ou sofreram as consequências do uso de drogas, visando reduzir o consumo abusivo de drogas entre os adolescentes. O objetivo desse trabalho foi entrevistar pessoas que estão em reabilitação, elaborar panfletos com os relatos das pessoas que estão em reabilitação e levar ao conhecimento e acesso de alunos de escolas públicas de Campo Grande esses panfletos e gerar a reflexão dos alunos acerca do uso de drogas e suas consequências. O projeto foi desenvolvido no Centro de Apoio de Recuperação às Drogas de Campo Grande e na Fazenda Esperança, onde foram coletados relatos de jovens e adultos que se encontram em reabilitação. Esses relatos foram sintetizados para poder ser produzidos em panfletos e entregues em escolas públicas de Campo Grande, onde foi autorizada nossa entrada pelos diretores locais. Após exposição de outros projetos acerca de drogas, onde era ofertadas informações sobre os danos causados ao organismo ao se consumir substâncias químicas ilícitas eram entregue os panfletos aos alunos que realizavam a sua leitura. Foram entregue cerca de quatrocentos panfletos e durante essas entregas muitos professores relataram a importância do trabalho naquela localidade, pois muitos alunos eram usuários e precisavam dessa conscientização. Foi interessante verificar que esse projeto trouxe benefício até mesmo para as pessoas que se encontravam em reabilitação já que essas relataram que um dos objetivos do programa em que se encontram é levar seus relatos e prevenir as pessoas de entrarem para o mundo que entraram. Portanto, observamos que apesar do tema drogas ser um tema que pode parecer saturado ele ainda é importante de ser discutido entre jovens e adolescentes, pois muitos demonstraram não ter total acesso à informação sobre seu impacto negativo no organismo e na vida.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Mendes, N. B., & Senefonte, F. (2019). EDUCAÇÃO CONTRA DROGAS NAS ESCOLAS: RELATOS DE DEPENDENTES E EX-DEPENDETES QUÍMICOS. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5557

Edição

Seção

SAÚDE