PROJETO CINEMA COM SAÚDE

Gabriel Piacentini Bulhões

Resumo


O projeto Cinema com Saúde é coordenado pelo professor Dr. Antônio José Grande, realizado pelos acadêmicos de Medicina Gabriel Piacentini Bulhões, Melissa Rodrigues e Bárbara Marcula e foi desenvolvido com a intenção de promover a educação em saúde para a comunidade local e acadêmicos dos demais cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul através de materiais audiovisuais. Os encontros foram realizados a cada quinze dias na própria universidade (Bloco G/Roxo) entre agosto de 2017 e julho de 2018 e consistiram na transmissão de documentários relacionados com a área da saúde como forma de abordagem original e dinâmica. Após a transmissão, os acadêmicos realizavam discussões objetivando a consolidação do conteúdo repassado, além de sanar eventuais dúvidas e correlações com os módulos temáticos, no caso do curso de Medicina. Os documentários apresentados abordavam aspectos variáveis da saúde humana física e mental, abrangendo temáticas de nutrição, higiene pessoal, atividades físicas, hábitos de vida, dentre outras. O primeiro título apresentado foi a série "A História da Ciência", composto por 6 episódios e produzido pela BBC, com o intuito de introduzir o público (em sua grande maioria, leigo ao pensamento científico) para o raciocínio empírico e científico, de modo a instigá-los a questionar a realidade a sua volta. Outra série também passada foi a série "O Cérebro: Um História Secreta", da mesma produtora, que em 3 episódios traz informações sobre a história da neurociência e do funcionamento das nossas funções cognitivas. Também foram apresentados as séries "O Corpo Humano" e "Sexos Biológicos", além de outros documentários como o "Take Your Pills" e "What the health?". O público das sessões variavam entre 5 e 15 espectadores, composto na maior parte por outros alunos do curso de Medicina da própria universidade, além de acadêmicos de outros cursos do campus. O público era instigado a sugerir mudanças para o projeto para aperfeiçoamento do mesmo no final de cada sessão, o que foi acarretando em mudanças graduais ao longo do projeto (mudança de sala, caixas de som, temas). Quanto as estratégias de divulgação, os acadêmicos apostaram na divulgação digital, meio mais efetivo entre a faixa etária do público-alvo do projeto (18 a 30 anos) e criaram uma página no Facebook (https://www.facebook.com/Projeto-Cinema-com-Sa%C3%BAde-114693922578887/) e um site (https://projcinesau.wixsite.com/cinesaude) com informações sobre o calendário, integrantes, o projeto e mais, além de divulgação física por meio de folhetos nas dependências da universidade. A divulgação foi feita também por WhatsApp, além de avisos para eventuais contratempos.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.