DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS PARA O CULTIVO DE FRUTEIRAS TROPICAIS NAS ESCOLAS RURAIS DE AQUIDAUANA-MS

Autores

  • Lohany Sthefany da Silva Basso Universidade Estatual de Mato Grosso do Sul
  • Edson Talarico Rodrigues Universidade Estadual de Mato Grosso do sul

Resumo

A região de Aquidauana-MS possui condições de clima e solo favoráveis ao cultivo de frutíferas tropicais, que tem capacidade elevada de geração de renda. Por desconhecer a capacidade do potencial produtivo frutícola regional, faz a região dependente da bovinocultura de corte extensiva, gerando baixa rentabilidade ao pequeno produtor, desmotivando seus descendentes e promovendo êxodo rural.Frente a isto, o presente projeto tem como objetivo expandir conhecimento do potencial produtivo, rentabilidade e técnicas de cultivo de fruteiras tropicais, buscando a fixação do homem na terra.Para isto, estão sendo realizadas palestras nas escolas rurais do município de Aquidauana-MS, abordando os grandes temas da fruticultura, afim de despertar o interesse pela atividade. Como suporte ao desenvolvimento do projeto, Aquidauana possui uma Unidade Demonstrativa de Fruticultura, onde são estudados todos os tipos de manejos das fruteiras tropicais. No entanto, espera-se que com o andamento deste projeto desperte o interesse nos jovens em cultivar fruteiras tropicais na região, como atividade geradora de renda, ao mesmo tempo proporcionar aos acadêmicos envolvidos a prática da transmissão de conhecimento adquiridos ao longo de sua formação, capacitando-o a suas atividades como profissional.

Biografia do Autor

Lohany Sthefany da Silva Basso, Universidade Estatual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do 2º ano do curso de Agronomia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade de Aquidauana, sendo bolsista de Extensão na área de Fruticultura Tropical, com ênfase em Difusão de Tecnologias. Tem experiência na área de fruticultura, com ênfase nas culturas da mangueira e maracujazeiro.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Basso, L. S. da S., & Rodrigues, E. T. (2015). DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS PARA O CULTIVO DE FRUTEIRAS TROPICAIS NAS ESCOLAS RURAIS DE AQUIDAUANA-MS. ANAIS DO SEMEX, 5(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/553

Edição

Seção

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>