CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DAS UBS MACAUBAS, NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS E NOVA LIMA NO USO DO SOFTWARE NEFROCALC 1.0 PARA O CÁLCULO DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR E ESTRATIFICAÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC)

Autores

  • Bruno Cesar Henrique de Souza Santos
  • Tânia Christina Marchesi de Freitas

Resumo

A Doença Renal Crônica (DRC) consiste na perda progressiva e irreversível da função dos rins e constitui hoje um grande problema na saúde brasileira, sendo que, nos últimos 8 anos pacientes mantidos no programa crônico de diálise mais que dobrou, como também a incidência de novos casos cresce 8% ao ano. Sendo assim faz-se necessário o diagnóstico precoce da DRC, para que se evite a perda total da função dos rins culminando na necessidade da hemodiálise ou de um transplante. Visto que há a necessidade do diagnóstico precoce da doença, este projeto tem por objetivo realizar a capacitação dos profissionais de saúde e conscientizar pacientes hipertensos e diabéticos das UBS Macaubas, Nossa Senhora das Graças e Nova Lima no uso do software Nefrocal 1.0 para o cálculo de filtração glomerular e estratificar a Doença Renal Crônica quanto as suas classificações de risco encaminhando os pacientes quando necessário para tratamento inicial da DRC. Para atingir estes objetivos Foram realizadas palestras educacionais sobre o software Nefrocalc 1.0 e outras informações s tendo como base as Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao Paciente com DRC, do Ministério da Saúde, 2014, com maior enfoque nos pacientes que possuem Hipertensão e Diabetes. Nas palestras executadas, foi explicado e esclarecido aos profissionais de saúde e pacientes hipertenso de diabéticos sobre a DRC, software Nefrocalc 1.0, sobre a estratificação da DRC e como se maneja adequadamente este paciente. Os participantes deste projeto foram convidados a assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para participar do mesmo. Como resultado do projeto obtivemos 3 capacitações dos médicos, a primeira foi no dia 27 de março no gabinete da SESAU com 8 participantes, a segunda foi no dia 8 de abril com 22 participantes no ccz na SESAU e a terceira foi no dia 28 de junho com 18 participantes na sala pássaro primavera na SESAU, portanto quantificamos 48 médicos capacitados no projeto. Em suma, pode-se notar que com a realização do projeto, não só intensificou-se a prevenção da DRC pela maior agilidade e perspicácia do software Nefrocalc 1.0 podendo-se fazer diagnósticos mais precisos dos pacientes, mas também com a educação em saúde com a capacitação dos profissionais de saúde houve a maior habilidade deles com o cuidado e domínio sobre a prevenção da doença com os pacientes hipertensos e diabéticos.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Santos, B. C. H. de S., & Freitas, T. C. M. de. (2019). CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DAS UBS MACAUBAS, NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS E NOVA LIMA NO USO DO SOFTWARE NEFROCALC 1.0 PARA O CÁLCULO DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR E ESTRATIFICAÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC). ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5524

Edição

Seção

SAÚDE