EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A EXTENSÃO E A MÍDIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
Este projeto tem como objetivo principal a divulgação de atividades culturais e de temas transversais em saúde. Os temas transversais em saúde são advindos da demanda dos estudantes do curso de Medicina, unidade de Campo Grande (Módulos: Interação, Serviço e Comunidade - IESC e Habilidades de Comunicação, Liderança e Gestão - HCLG; Projetos de Extensão e Pesquisa em desenvolvimento com seguintes populações: o homem pantaneiro, quilombola e indígena); entre outros projetos vigentes na Unidade). O objetivo do projeto 'Educação em Saúde: A extensão e a mídia como estratégia de ensino-aprendizagem em educação em saúde' foi filmar, editorar e disponibilizar em mídia diversos temas, em diversas áreas das ciências para o público fora do alcance físico da universidade. As palestras, as atividades culturais e os debates científicos foram registrados em vídeo com a intenção de ampliar o campo de ação dos projetos vigentes na Unidade de
Campo Grande, disponibilizando o conteúdo tratado em bibliotecas virtuais para livre acesso da comunidade, de modo que o conhecimento produzido nessas rodas de discussão não se restrinjam apenas àqueles que se encontravam fisicamente presentes. Dessa forma, com a utilização da tecnologia a favor do processo de ensino-aprendizagem em educação em saúde, sob a forma de vídeo, foi possível beneficiar mais pessoas do que seria possível em um único espaço físico, atingindo dimensões nacionais. Além da produção de vídeos o projeto também contribuiu na produção de flyers de projetos diversos, sendo que através dessa tecnologia pode cumprir o objetivo de divulgação dos projetos que ocorrem na unidade de Campo Grande. Para realização do projeto foi necessário a capacitação para utilizar as ferramentas de edição, filmagem/coleta, produção/edição e divulgação dos vídeos produzidos, sendo estes componentes da metodologia de ação. Como resultado foram produzidos um total de 5 vídeos, totalizando 90 minutos e com 433 visualizações até o presente, divulgados em canal do projeto no YouTube. Através de instrumentos de marketing, houve a produção de material educativo audiovisual de estímulo sensorial e que se encontra disponível a todos e o projeto se mostrou relevante e eficaz na divulgação de pesquisas, discussões, palestras entre outros.