EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A EXTENSÃO E A MÍDIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Bruno Barros Pereira, Fatima Alice de Aguiar Quadros, Charles Antônio Ramos Terra, Ruany Marques Waldschmidt, Vitor Hugo Leite de Oliveira Rodrigues, Melissa Rodrigues da Silva

Resumo


Este projeto tem como objetivo principal a divulgação de atividades culturais e de temas transversais em saúde. Os temas transversais em saúde são advindos da demanda dos estudantes do curso de Medicina, unidade de Campo Grande (Módulos: Interação, Serviço e Comunidade - IESC e Habilidades de Comunicação, Liderança e Gestão - HCLG; Projetos de Extensão e Pesquisa em desenvolvimento com seguintes populações: o homem pantaneiro, quilombola e indígena); entre outros projetos vigentes na Unidade). O objetivo do projeto 'Educação em Saúde: A extensão e a mídia como estratégia de ensino-aprendizagem em educação em saúde' foi filmar, editorar e disponibilizar em mídia diversos temas, em diversas áreas das ciências para o público fora do alcance físico da universidade. As palestras, as atividades culturais e os debates científicos foram registrados em vídeo com a intenção de ampliar o campo de ação dos projetos vigentes na Unidade de

Campo Grande, disponibilizando o conteúdo tratado em bibliotecas virtuais para livre acesso da comunidade, de modo que o conhecimento produzido nessas rodas de discussão não se restrinjam apenas àqueles que se encontravam fisicamente presentes. Dessa forma, com a utilização da tecnologia a favor do processo de ensino-aprendizagem em educação em saúde, sob a forma de vídeo, foi possível beneficiar mais pessoas do que seria possível em um único espaço físico, atingindo dimensões nacionais. Além da produção de vídeos o projeto também contribuiu na produção de flyers de projetos diversos, sendo que através dessa tecnologia pode cumprir o objetivo de divulgação dos projetos que ocorrem na unidade de Campo Grande. Para realização do projeto foi necessário a capacitação para utilizar as ferramentas de edição, filmagem/coleta, produção/edição e divulgação dos vídeos produzidos, sendo estes componentes da metodologia de ação. Como resultado foram produzidos um total de 5 vídeos, totalizando 90 minutos e com 433 visualizações até o presente, divulgados em canal do projeto no YouTube. Através de instrumentos de marketing, houve a produção de material educativo audiovisual de estímulo sensorial e que se encontra disponível a todos e o projeto se mostrou relevante e eficaz na divulgação de pesquisas, discussões, palestras entre outros.


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