LAGOA DO RIO PARANÁ: BERÇÁRIO DA VIDA

Paula Danusa Correa Furtuna, Joyce Luana dos Santos Gonzales, Douglas Camargo Batista, Andréa Gonzales Dantas de Carvalho, Alessandra Ribeiro de Moraes, Milza Celi Fedatto Abellha

Resumo


O projeto teve como principal objetivo desenvolver na Escola Estadual Professora Iolanda Ally de Mundo Novo/MS a conscientização ambiental de alunos de 5º e 6º anos voltada para a preservação de ecossistemas lacustres, ressaltando sua importância para a reprodução de várias espécies da ictiofauna. O rio Paraná é o segundo maior em extensão da América do Sul e seu trecho superior é conhecido por suas áreas alagáveis que formam um grande número de lagoas temporárias e permanentes. Estas lagoas são extremamente importantes para o desenvolvimento inicial de espécies de peixes de porte pequeno e jovens, contribuindo assim para seu crescimento e reprodução. A reprodução da ictiofauna é um processo fundamental para a reposição dos estoques pesqueiros e a pesca é uma atividade econômica importante para a região. Desta forma, é imprescindível que os educandos, futuros cidadãos, tenham conhecimento desta importância ecológica na região onde residem, pois, os mesmos podem influenciar a sua comunidade para ações voltadas ao respeito pelo ambiente e a biota nele presente. Para tal conscientização, tornou-se imprescindível analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre ecossistemas aquáticos. Para isto foi aplicado um questionário com quatro perguntas e uma questão que requeria que os educandos desenhassem, todos estes sendo referentes a ambientes aquáticos. Após detectar as necessidades desta comunidade escolar, foram realizadas quatro oficinas didáticas na UEMS/Mundo Novo que destacaram a importância das lagoas como berçários de vida e mostraram representantes da flora e fauna aquática, para que assim, os educandos pudessem sanar seu deficit de conhecimento sobre o tema. Os alunos foram bastante participativos durante as oficinas didáticas e demostraram ampliação em seu conhecimento sobre ecossistemas aquáticos ao responderem novamente o mesmo questionário acima mencionado. Neste pode-se observar que, pela complexidade das respostas e pelo desenho, houve melhora na percepção e conhecimento dos alunos, tornando-se evidente a eficácia do projeto dentro dos objetivos estipulados.


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