DESENVOLVIMENTO DE “BOARD GAMES” (JOGOS DE TABULEIROS) ENVOLVENDO CONTEÚDOS DE QUÍMICA A SEREM DIVULGADOS EM BLOGS

Autores

  • Rafael Cristino UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Edemar Benedetti Filho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Resumo

A divulgação científica no Brasil é pouco divulgada, porém ocorrem esforços entre as Instituições neste processo de divulgação, principalmente através de projetos de Extensão Universitária. O processo de aprendizagem e de inserção de novos conhecimentos modernos está relacionado neste contexto, porém o ensino tradicional não desperta estas novas tendências de aprendizado. A utilização de atividades lúdicas pode favorecer a divulgação científica e o aprendizado destes conceitos científicos, inclusive de maneira contextualizada. A proposta deste projeto é utilizar de jogos de tabuleiros, através de uma arte gráfica moderna, para promover o interesse pela ciência. O desenvolvimento ocorreu com a elaboração, até o momento, de três tabuleiros (“fórmula 1”, “Porto” e “Basquete”), e destes o “fórmula 1” já foi utilizado em uma escola da rede pública de ensino médio na cidade de Dourados – MS envolvendo os conceitos de atomística. Os resultados foram bem satisfatórios, principalmente com o interesse dos alunos em sua utilização. A questão didática também foi eficiente, pois foram elaboradas cem perguntas envolvendo conceitos de química para o andamento do jogo. Até o momento o projeto tem se desenvolvido conforme o cronograma proposto e com excelentes resultados em sua aplicação.

Biografia do Autor

Rafael Cristino, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

curso de Ciência da computação / Exatas

Edemar Benedetti Filho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Licenciatura em Química

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Cristino, R., & Benedetti Filho, E. (2015). DESENVOLVIMENTO DE “BOARD GAMES” (JOGOS DE TABULEIROS) ENVOLVENDO CONTEÚDOS DE QUÍMICA A SEREM DIVULGADOS EM BLOGS. ANAIS DO SEMEX, 5(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/550

Edição

Seção

EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)