ECOLOGIA DE PLANTAS AQUÁTICAS

Joyce Luana dos Santos Gonzales, Paula Danusa Correa Furtuna, Douglas Camargo Batista, Andréa Gonzales Dantas de Carvalho, Alessandra Ribeiro de Ribeiro de Moraes, Milza Celi Fedatto Abellha

Resumo


O objetivo deste projeto foi divulgar para alunos de escola pública de Mundo Novo/MS o papel ecológico de macrófitas aquáticas no funcionamento de ecossistemas do alto rio Paraná, com ênfase naqueles regionais. Estes vegetais desempenham importante papel na manutenção do ecossistema (ciclagem de nutrientes, formação de detritos orgânicos, estruturação física do ambiente, área de alimentação e refúgio para a biota aquática). Desta forma, constatou-se a importância de uma política educacional que fortaleça atividades nesta área no sistema de ensino. Com isso, foram desenvolvidas oficinas didáticas voltadas à ecologia de macrófitas com o intuito complementar a formação dos estudantes e ampliar sua percepção sobre o mundo natural, particularmente daquele próximo a eles, de forma a estimular ações de melhoria ambiental. Ainda, durante todo o desenvolvimento do projeto, foram realizados levantamentos de artigos visando o desenvolvimento das atividades nele propostas. O conhecimento prévio dos alunos sobre ecossistemas aquáticos foi avaliado por meio da aplicação de questionário e este mesmo questionário foi aplicado novamente, após as oficinas didáticas. Foram realizadas quatro oficinas didáticas na UEMS/Mundo Novo que destacaram a diversidade de macrófitas aquáticas presentes em lagoas do rio Paraná e sua importância para a fauna aquática. O total de 95 alunos de 5º e 6º ano da Escola Estadual Professora Iolanda Ally participaram das atividades, de forma aplicada e com bastante interesse. Ao responderem novamente o questionário, notou-se ampliação de seu conhecimento sobre ecossistemas aquáticos, o que reforça a importância de atividades de extensão como esta na complementação da formação dos alunos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos ampliaram seu conhecimento em relação à relevância das macrófitas aquáticas, mostrando que, inicialmente, as crianças não possuíam um bom conhecimento sobre estas plantas, porém através das atividades desenvolvidas passaram a reconhecer as macrófitas aquáticas como importantes componentes do meio, contribuindo como proteção, abrigo, alimento e até mesmo na reprodução de diversos organismos.


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