NOVAS FORMAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA PARA UMA ESCOLA EM DOURADOS/MS

Wellinton Dourado Mokfa

Resumo


Não é novidade alguma ouvirmos da maioria dos alunos, especialmente dos que ainda não atingiram o ensino médio, que a matemática é algo difícil de digerir e apreciar. Sabendo disso, vimos a necessidade de criar um projeto a fim de oferecer apoio pedagógico aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pastor Daniel Berg para a melhoria do processo de aprendizagem da Matemática. Por ser talvez a disciplina com o maior índice de reprovação nas escolas, a matemática muitas vezes é temida, deixada de lado e tratada como pouco carinho. Mas, para gostar de alguma coisa, é preciso conhecê-la, é preciso experimentá-la e ter a chance de sentir algum prazer neste contato. E embora um primeiro contato com a mesma possa ter deixado uma impressão pouco amistosa, devemos tentar mudar esse conceito; afinal, ela nos acompanha para a vida toda. E foi com este intuito, de dar nossa contribuição para uma melhor abordagem da Matemática, que propusemos este projeto. O mesmo foi realizado em duas modalidades: apoio pedagógico aos alunos e realizações de oficinas. A escolha da escola se justifica pelo fato de a mesma ter nos procurado e solicitado a realização de um trabalho que pudesse auxiliar os alunos na aprendizagem da Matemática. Os objetivos deste projeto foram oferecer aulas de reforço de Matemática para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Pastor Daniel Berg, melhorar o processo de aprendizagem da Matemática, e estimular o interesse, o gosto e o prazer no estudo da Matemática, fazendo uso de materiais concretos e jogos matemáticos. O projeto ofereceu apoio pedagógico para alunos da escola em questão e foi realizado de duas formas: Atendimentos e Oficinas. Em um primeiro momento, foi feito um diagnóstico com a finalidade de identificar os conteúdos de maior dificuldade apresentados pelos alunos, e a partir daí foi feito um planeamento onde definimos metodologias e materiais pedagógicos apropriados às dificuldades identificadas dos alunos. A finalidade das oficinas foi propor atividades diferenciadas daquelas comumente desenvolvidas pelos professores em sala de aula, visando a desmistificação da matemática junto aos alunos com dificuldades no processo de aprendizagem.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.