ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA: BACTÉRIAS

Virginia Granja dos Santos, Micheli Pereira Silva, Cristiane Sulino Gonçalves Francalino, Luciana Gonçalves Azevedo, Elvio Mora Júnior, Emília Maria Silva

Resumo


A microbiologia é responsável pelo estudo dos microrganismos, daqueles seres que, salvo algumas exceções, não são vistos a olho nu. São eles organismos procariontes (bactérias, arqueobactérias), eucariontes (fungos e algas microscópicas, protozoários) e acelulares (vírus). Esse assunto está presente na realidade de todos os indivíduos, mas infelizmente um pouco abstrato para ser estudado e discutido, principalmente na educação básica. O objetivo desse trabalho constituiu em verificar a assimilação do conteúdo ministrado: bactérias, com a utilização de uma ferramenta muito simples e pouco utilizada

“Cruzadinha”. O projeto foi desenvolvido em duas escolas públicas de Dourados-MS, sendo trabalhada a teoria sobre bactérias através de apresentação no PowerPoint e vídeo com alunos do 7° ano do ensino fundamental II. Após a explicação, os alunos puderam realizar questionamentos e em seguida receberam a cruzadinha impressa para ser resolvida. A cruzadinha era composta por 17 palavras relacionadas ao tema estudado. Eles poderiam escolher se gostariam de resolvê-la em grupo ou individualmente. Nas escolas A e B tivemos uma sala de aula de 7° ano em cada, totalizando 30 alunos por turma. Os resultados obtidos foram os seguintes: na escola A, os alunos formaram 6 grupos com 3 alunos cada e encontraram 12 palavras (70, 58%), enquanto que 12 alunos individualmente encontraram 14 palavras (82,35%). Na escola B formaram 4 grupos com 4 alunos e obtiveram 14 palavras (82,35%) enquanto que 14 alunos resolveram a atividade individualmente encontrando as 17 palavras cada um (100%). Concluiu-se que individualmente os alunos tiveram um maior desempenho, provavelmente pela concentração e atenção, pois nos grupos eles estavam mais desatentos, conversando, não realizando com a devida dedicação a atividade proposta. Em conversa com os alunos sobre o exercício realizado os mesmos afirmaram que foi um momento muito interessante para o aprendizado, que a professora de Ciências poderia realizar mais atividades como essa. A metodologia diferenciada é uma ferramenta que pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Ensinar constitui-se em uma tarefa que requer a busca por instrumentos que estimulem a curiosidade e a criatividade dos alunos. Para isso são necessários empenho e dedicação não apenas por parte dos alunos, mas também dos professores em conduzirem os momentos de aprendizagem de forma interativa e prazerosa.


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