ELABORAÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM COM O SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA TRIGONOMETRIA

Tuane Pacheco, Sonner Arfux de Figueiredo

Resumo


O presente trabalho se insere em um projeto de extensão que tem como objetivo fornecer subsídios e ferramentas para que o professor da Rede de Educação possa planejar e desenvolver em suas aulas investigativas com o uso das tecnologias no ensino dos conceitos de Geometria envolvendo a transformação geométrica “Rotação, Translação e Simetria Axial” de forma a propiciar aos participantes cursistas uma experiência de investigação matemática que possa subsidiar uma análise coletiva das potencialidades do uso Software GeoGebra. Diante das tarefas matemáticas no curso, a proposta deste projeto foi a de promover o engajamento dos professores em um processo de compreensão do uso de tecnologias digitais em suas aulas de Matemática, assim entendido como uma trajetória que envolve adquirir fluência nas tecnologias empregadas (neste caso o software GeoGebra), Lobo da Costa e Prado, apontam que os recursos tecnológicos potencializam tanto uma nova estrutura comunicacional como imprimem uma nova maneira de as pessoas se relacionarem, de se comunicarem e de aprenderem. O surgimento de dinâmicas matemáticas tem contribuído para a criação de ambientes educacionais que permite ao participante desenvolver habilidades criativas (compreensão, exploração / descoberta, justificação / validação). A atividade de extensão da pesquisa se fundamentou em Simon, Tzur, Heinz e Kinzel para aprendizagem profissional pela Trajetória Hipotética de Aprendizagem - THA. A metodologia foi pesquisa-ação; a ação de extensão foi desenvolvida no laboratório de Informática da UEMS - Nova Andradina em um curso de 68 horas, a coleta de dados feita por questionário, recolha dos materiais produzidos nos encontros e observação dos participantes, com análise interpretativa. O GeoGebra, proporcionou importantes possibilidades para a aprendizagem conceitual de Matemática, a partir de simulações, visualizações, modelagens, experimentações, entre outras ações. Assim os resultados indicaram que as interações dinâmicas com o sistema tecnológico na THA favoreceram a generalização necessária que proporcionou importantes possibilidades para a aprendizagem conceitual de Matemática na construção de conceitos ligados à Geometria e evidenciaram o relacionamento entre a prática do formador e o aprendizado na formação em um entorno tecnológico.


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