ELABORAÇÃO DE MAQUETE E EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO: QUÍMICA E FÍSICA

Thamiris Silva Alves, Claudia Andrea Lima Cardoso

Resumo


Este projeto foi desenvolvido com alunos do ensino médio da Escola Estadual Celso Muller do Amaral, localizada em Dourados, MS. O intuito deste projeto foi divulgar as Ciências Exatas, empregando experimentos de Química e Física e auxiliar docentes do ensino médio na realização de experimentos e outras atividades na escola. Como metodologia foram primeiramente elaborados e testados experimentos na UEMS, os quais foram posteriormente compilados em uma apostila. Esta apostila foi impressa e entregue na coordenação da escola para ser divulgada entre os professores, assim como o horário em que acadêmica da UEMS estaria disponível para ir à escola realizar os experimentos. Neste projeto os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o meio universitário, na forma de experimentos realizados em sala de aula com base nos conteúdos administrados pelos professores de Química e Física do ensino médio, com base na solicitação de experimentos realizada por cada professor. Após as atividades foi aplicado um questionário aos alunos para eles responderem em grupos e interagirem com os experimentos. Neste projeto também foram elaboradas quatro maquetes com assuntos abordados em sala de aula, a pedido dos professores, pois alguns conteúdos não poderiam ser realizados os experimentos em sala de aula. A escola não tem laboratório e as maquetes foram adequadas, pois poderiam ficar em sala de aula durante todas as aulas relativas ao conteúdo ministrado pelos professores. Estes também a utilizaram em outras turmas do mesmo e de outros anos. Analisando os questionários dos alunos e os resultados obtidos pelos professores, foi possível concluir que as apresentações melhoraram o rendimento, entendimento e também diminuíram as dificuldades nas duas disciplinas visto que os alunos conseguiram entender melhor a teoria associada com a prática e/ou maquete e isso possibilitou uma melhor compreensão do que foi ministrado pelo professor e com os questionários obteve o debate dos experimentos e várias dúvidas dos alunos foram sanadas.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.