“KITS” DIDÁTICOS: DESENVOLVENDO AÇÕES NÃO FORMAIS PARA O FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA E DE AÇÕES DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Ruan Victor Lopes Bueno, Cecilia Maria Pinto Nascimento

Resumo


Acreditamos que o desenvolvimento de práticas experimentais tem fundamental importância no ensino de ciências, e assumimos esta importância também para as atividades de popularização da ciência, pois os experimentos detêm o papel de oferecer às pessoas uma aproximação direta com os fenômenos estudados pela ciência que, posteriormente, serão, na medida do possível, apropriados nas tecnologias que impactam as suas vidas. Assim, no intuito de contribuir para o aumento da cultura científica de estudantes e professores da escola básica e do público em geral do município de Dourados/MS e adjacências, propomos nesse projeto o desenvolvimento de atividades educativas em torno dos “kits” didáticos adquiridos pelo curso de Licenciatura em Física, mediante apoio Fundect/2016. As atividades tinham como finalidade compor o Projeto Mais Ciências1 e consolidar o Laboratório de Ensino de Física para realizar ações no espaço da Universidade e também em espaços públicos da cidade. Contudo, com a não aquisição dos ‘’kits’’ didáticos aos quais norteavam o projeto pela falta de repasse da Fundect vimo-nos na condição de termos de confeccionar nosso próprio ‘’kit’’ para o andamento do mesmo, a partir disto notamos certa dificuldade em encontrar projetos para construção de experimento para a demonstração dos conceitos físicos, assim sendo, optamos pela elaboração de experimentos a partir de materiais de baixo custo ou então recicláveis e com baixa complexidade de execução, o que acabou por gerar roteiros de construção de 4 experimentos. São eles: sistema de roldanas, ferro fluido, gerador de corrente elétrica e elevador hidráulico. Os experimentos foram inicialmente testados e posteriormente utilizados para demonstração prática em sala de aula para os alunos da Escola Estadual Presidente Médici em Naviraí/MS, como uma forma de melhor compreensão e fixação dos conceitos envolvidos em tais eventos físicos. Devido ao tempo necessário para pesquisa desenvolvimento e execução dos roteiros de experimentos, não conseguimos atingir a comunidade pretendida descrita no projeto inicial, porém consideramos bem-sucedida a ideia de execução, tendo em vista que o projeto de extensão acabou por gerar uma cartilha para consulta de professores interessados em construir material para o auxílio em sala de aula.

1 O Projeto Mais Ciências – que engloba os cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Química – tem por objetivo abrir os laboratórios da UEMS para alunos e professores de escolas públicas de Dourados/MS e região, assim como levar experimentos para exposição em praças da cidade para o contato mais direto com o público em geral. No projeto são desenvolvidas atividades, experimentos e materiais educativos exclusivamente para este público, que é diferenciado da comunidade universitária.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.