SEJA QUÍMICO POR UM DIA: ANÁLISE DE SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS
Resumo
O projeto Seja químico por um dia: análise de substâncias orgânicas propôs levar aos alunos do Ensino Médio (EM) uma vivência do dia-a-dia profissional de um químico realizando experimentos de Química Orgânica. Os experimentos que foram realizados são: (1) determinação do teor de álcool na gasolina e (2) identificação de ácido salicílico em medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS). A gasolina é constituída por diversas substâncias líquidas, voláteis e inflamáveis provenientes do petróleo, portanto não possui uma fórmula química definida. Antes de ser comercializada é adicionado álcool a mesma, pois este eleva o índice de octanagem, isto é, aumenta a resistência à compressão sofrida pela gasolina no motor de explosão interna do automóvel, impedindo que ela entre em combustão enquanto ainda está sendo comprimida, contudo o teor de álcool permitido é 27% de acordo com a resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima). No experimento 2, o ácido acetilsalicílico é um analgésico, que pode ser adquirido sem prescrição médica presente em remédios de vários fabricantes. As marcas escolhidas para o experimento foram comparadas de acordo com a quantidade de AAS que contém, sendo analisado um dos principais componentes, o ácido salicílico (AS). O projeto foi desenvolvido em duas escolas da rede pública, sendo em Caarapó-MS no segundo semestre de 2017 e em Itaporã-MS no primeiro semestre de 2018, os participantes foram selecionados pelos professores de química locais. Os alunos tiveram uma introdução teórica sobre os temas, realizaram os experimentos no pátio da escola e posteriormente houve uma discussão sobre os resultados obtidos na prática. As escolas não possuíam laboratórios de química, portanto os experimentos foram realizados de forma improvisada no pátio, as vidrarias e equipamentos utilizados foram emprestados da UEMS. Como encerramento do projeto, os alunos que participaram fizeram uma visita técnicas à UEMS. O projeto atingiu seu objetivo com êxito, pois permitiu aos alunos vivenciar experimentos de química e trouxe a oportunidade de conhecer a universidade.