PEDOLOGIA NA ESCOLA: EDUCAÇÃO DO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O estudo do solo é fundamental para o entendimento do meio ambiente, bem como na preservação da vida no planeta, no entanto é comum que este recurso natural seja entendido como depósito de resíduos das variadas atividades humanas. O presente projeto objetivou divulgar o conhecimento científico relacionado à Ciência do Solo, conscientizando a comunidade estudantil, sobre a importância de conservar áreas intactas e recuperar solo degradado, contribuindo para o ensino de ciências, biologia e geografia, estimulando a curiosidade e a experimentação nos discentes. Foram desenvolvidas semanalmente atividades lúdicas (jogos, experimentos e brincadeiras) com os alunos do Ensino Fundamental 1ª ao 5º ano da Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, localizada no município de Dourados-MS, abordou-se temas ligados a Educação Ambiental, enfatizando os conteúdos da área de solos. O desenvolvimento de material didático referente às aulas ministradas fora realizado de forma contínua e organizada, visando a confecção de uma cartilha contendo o roteiro dos experimentos e atividades executadas, que será disponibilizada em formato digital para a escola parceira, auxiliando posteriormente no processo de ensino. Os materiais utilizados foram em sua maioria reciclados, não gerando despesa e contribuindo para a conservação do meio ambiente, partindo-se do princípio dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Realizou-se um diagnóstico antes do início das atividades para identificação do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto e observação da realidade na qual estão inseridos, subsidiando a proposição das atividades e contribuindo para um maior envolvimento e sensibilização dos educandos. Durante as oficinas, o conhecimento foi resgatado e reconstruído por meio do manuseio de amostras, observação, experimentação e dos questionamentos propostos. Através da execução deste projeto foi compartilhado conhecimento científico e tecnológico relacionado ao solo, conscientizando os alunos sobre a necessidade de preservação e recuperação, obtendo-se como resultado o aprendizado e maior interesse por parte dos discentes quanto as questões ambientais.