LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de apresentar, refletir e discutir os conhecimentos necessários para a interpretação de textos multimodais segundo os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Primeiramente os alunos foram apresentados aos diferentes formatos de texto do Caderno do ENEM, tento em vista que nenhum deles tiveram contato com a prova anteriormente. Este projeto de extensão buscou demonstrar estratégias possíveis de leitura em cada formato e gênero textual, favorecendo a interpretação para a resolução de todo o Exame, uma vez que foi abordado o texto de forma multidisciplinar. As aulas tiveram, como enfoque principal, textos em seus múltiplos formatos e linguagens exigidos pelo Exame. Também foi direcionado para identificar o sentido de um discurso, recursos linguísticos e os gêneros textuais presentes no momento da interpretação. As leituras coletivas em voz alta permitiram que os alunos exercitassem pontuação e entonação, por exemplo, ferramentas que são importantes para uma boa leitura e apreensão de sentido, elementos que são essenciais também para o momento da produção textual, pois através da oralidade os alunos percebem os sinais de pontuação que conferem coerência ao texto e favorecem a organização textual e alcance do objetivo desejado. Além disso, foi estimulado que os alunos fizessem questionamentos sobre os assuntos propostos nas questões, com o objetivo de formular tese e argumentos acerca do assunto e de aprender a relacionar outras áreas de conhecimento. Exercitar a leitura e a interpretação textual é fundamental para que o aluno tenha um bom desempenho também na redação proposta pelo ENEM, uma vez aprender a fazer uma boa análise textual e argumentar acerca do que é lido faz parte do processo de ensino/aprendizagem da escrita, assim, além de ler e interpretar questões das várias áreas de conhecimento em sala de aula, os alunos tiveram contato com redações de anos anteriores do Exame para que fizessem a leitura e identificassem se atendem ou não ao tema exigido de acordo com os elementos que as compõem.