EXPLORANDO E REFORÇANDO CONCEITOS ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Leusdenir Fernanda Rosa Souza Moura
  • Eder Pereira Neves
  • Bruno Maldonado de Moura

Resumo

Ao propor um projeto para ser desenvolvido em escolas, é necessário oferecer oportunidades para que todos sejam beneficiados com o desenvolvimento do mesmo, por isso, ao refletirmos sobre um projeto que envolve conceitos presentes na disciplina de Matemática é preciso possibilitar aos participantes vivenciar experiências que auxilie na construção de conceitos, no desenvolvimento de suas habilidades e competências, para que sejam capazes de perceber conceitos matemáticos presentes em seu dia a dia. O que o projeto vem enfatizando é a necessidade de oportunizar aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental momentos de discussão de conceitos matemáticos por meio de recursos diversos, que possam colaborar com momentos descontraídos e que encontrem na Matemática a aprendizagem significativa, estímulos que despertem cada vez mais o interesse por estudar, desenvolvimento de raciocínio lógico, interação, a busca por estratégias de resolução de situações, o conhecimento necessário para obterem sucesso na aprendizagem de conteúdos presentes na disciplina de Matemática. Este projeto vinculado a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e ao curso de Matemática Licenciatura da Unidade Universitária de Cassilândia UCC, teve como objetivo contribuir com o ensino de conceitos matemáticos através de resolução de problemas para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Antonio Paulino na cidade de Cassilândia-MS. Os professores da escola, juntamente com os coordenadores pedagógicos, fizeram a escolha dos alunos que participaram dos encontros semanais que foram realizados na escola. Nestes encontros discutimos conteúdos matemáticos necessários ao desenvolvimento das turmas atendidas. Os conteúdos foram apresentados de forma a permitir aos estudantes oportunidades de discutirem conceitos por meio de recursos didáticos, de resolução de problemas e de atividades que pudéssemos verificar se está ocorrendo o aprendizado. O projeto teve resultados positivos, isso pode verificado através dos comportamentos dos alunos atendidos no projeto e pelos depoimentos dos professores que ministram a disciplina que relatavam uma melhora significativa no interesse e no desempenho escolar. Além de contribuir para o ensino da Matemática, o projeto proporcionou conviver de perto com a realidade escolar e de certa forma possibilitou adquirir experiências para futura profissão docente.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Moura, L. F. R. S., Neves, E. P., & Moura, B. M. de. (2019). EXPLORANDO E REFORÇANDO CONCEITOS ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5456

Edição

Seção

EDUCAÇÃO