EXPLORANDO E REFORÇANDO CONCEITOS ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leusdenir Fernanda Rosa Souza Moura, Eder Pereira Neves, Bruno Maldonado de Moura

Resumo


Ao propor um projeto para ser desenvolvido em escolas, é necessário oferecer oportunidades para que todos sejam beneficiados com o desenvolvimento do mesmo, por isso, ao refletirmos sobre um projeto que envolve conceitos presentes na disciplina de Matemática é preciso possibilitar aos participantes vivenciar experiências que auxilie na construção de conceitos, no desenvolvimento de suas habilidades e competências, para que sejam capazes de perceber conceitos matemáticos presentes em seu dia a dia. O que o projeto vem enfatizando é a necessidade de oportunizar aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental momentos de discussão de conceitos matemáticos por meio de recursos diversos, que possam colaborar com momentos descontraídos e que encontrem na Matemática a aprendizagem significativa, estímulos que despertem cada vez mais o interesse por estudar, desenvolvimento de raciocínio lógico, interação, a busca por estratégias de resolução de situações, o conhecimento necessário para obterem sucesso na aprendizagem de conteúdos presentes na disciplina de Matemática. Este projeto vinculado a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e ao curso de Matemática Licenciatura da Unidade Universitária de Cassilândia UCC, teve como objetivo contribuir com o ensino de conceitos matemáticos através de resolução de problemas para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Antonio Paulino na cidade de Cassilândia-MS. Os professores da escola, juntamente com os coordenadores pedagógicos, fizeram a escolha dos alunos que participaram dos encontros semanais que foram realizados na escola. Nestes encontros discutimos conteúdos matemáticos necessários ao desenvolvimento das turmas atendidas. Os conteúdos foram apresentados de forma a permitir aos estudantes oportunidades de discutirem conceitos por meio de recursos didáticos, de resolução de problemas e de atividades que pudéssemos verificar se está ocorrendo o aprendizado. O projeto teve resultados positivos, isso pode verificado através dos comportamentos dos alunos atendidos no projeto e pelos depoimentos dos professores que ministram a disciplina que relatavam uma melhora significativa no interesse e no desempenho escolar. Além de contribuir para o ensino da Matemática, o projeto proporcionou conviver de perto com a realidade escolar e de certa forma possibilitou adquirir experiências para futura profissão docente.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.