INTERNACIONALIZAÇÃO DA MEDICINA COMO PRÁTICA LOCAL: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E TRANSCULTURAIS

Laura Massami Kuwahara, Ruberval Franco Maciel

Resumo


A internacionalização do ensino superior, que tem se tornado uma temática cada vez mais central, no que diz respeito a organizações internacionais, instituições de ensino superior, organizações estudantis, dentre outros. Sendo assim, este projeto visa dialogar com a política de internacionalização do ensino superior, no que diz respeito ao aprimoramento da língua inglesa, discussão de possibilidades de mobilidade acadêmica e preparo para apresentação de trabalhos científicos no cenário internacional. Para tanto, foram promovidos encontros entre acadêmicos dos cursos de medicina das universidades de Campo Grande, com o intuito de discutir textos científicos com temas pertinentes, referentes à prática médica, na língua inglesa. Houve, também, o estímulo da discussão de possibilidades de mobilidade acadêmica entre discentes do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o estabelecimento de novos vínculos com instituições parceiras aptas a instituir programas de mobilidade acadêmica. Por meio da implementação de tais ações, foi possível estimular os acadêmicos a buscar por conhecimento em literatura científica internacional, visto que os encontros para discussão de artigos na língua inglesa promoveram o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e compreensão de textos na língua inglesa e permitiram o treinamento da apresentação oral em linguagem acadêmica a partir do uso do material proposto para a discussão. As discussões acerca das condições de mobilidade acadêmica viabilizaram, também, o início da construção de propostas que estejam em consonância com os interesses dos discentes que se propuseram a participar, bem como com as possibilidades de integração com as instituições parceiras da UEMS. Pode-se concluir que a internacionalização do curso de medicina da UEMS e a exploração dos aspectos linguísticos da língua inglesa por seus acadêmicos é um processo contínuo que exige engajamento e dedicação dos integrantes do curso, mas que se apresenta como objetivo possível, uma vez que a comunicação com instituições parceiras está sendo facilitada e há grande aceitação das práticas propostas pelos acadêmicos envolvidos no projeto.


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