MONITORIA E APLICAÇÃO DE AULAS EM CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INFORMÁTICA BÁSICA (NÍVEL INTERMEDIÁRIO) - EB - 2017

Autores

  • Juan Versolato Lopes
  • Cleber Valgas Gomes Mira
  • José Guilherme Barbosa dos Santos
  • Anderson Reis

Resumo

Este projeto surgiu em 2015, com a parceria entre o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA) - UEMS. O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, responsável pela implantação do SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), necessita da capacitação dos seus membros para trabalharem no projeto. Assim, o objetivo é oferecer um curso de informática básica sobre o Sistema Operacional Linux e o Libre Office aos militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

O intuito principal do curso é gerar profissionais mais qualificados e antenados na área tecnológica. Todos os soldados, ou final do curso, receberão seus devidos certificados de conclusão para poderem exercerem seus cargos.

Os conteúdos abordados durante as aulas serão:

1º Capítulo: História da Informática, hardware e software;

2º Capítulo: Linux Ubuntu e navegação na Web;

3º Capítulo: Libre Office Writer;

4 º Capítulo: Libre Office Impress;

5º Capítulo: Libre Office Calc;

Não foi possível ofertar aulas para os soldados da 4ª Brigada da Cavalaria Mecanizada nessa 3ª edição(2017/2018), pois por motivos internos do quartel, os mesmos não foram liberados para estarem presentes em sala de aula. Então o curso foi oferecido para toda a comunidade da Grande Dourados.

Além disso, a universidade necessita do apoio de monitores para a realização do projeto em pauta. Para isso, foram selecionados alunos capacitados para a realização do projeto mencionado acima.

Todas as salas de aula eram equipadas com computadores para os alunos fazerem os exercícios propostos em sala de aula. Salientamos que equipamentos como data show, lousa branca e canetas à tinta estavam disponibilizados para os orientadores.

Toda os alunos do curso conseguiram compreender e assimilar o conteúdo, demonstrando em seus resultados em avaliações.

Foram confeccionadas apostilas para o melhor aprendizado dos alunos em suas casas. Todo o material feito pelos integrantes do projeto auxiliam os próximos orientados a ter uma base do que será oferecido aos alunos nas próximas edições do projeto e consistem em uma fonte de conhecimento confiável sobre os assuntos abordados no curso.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Lopes, J. V., Mira, C. V. G., Santos, J. G. B. dos, & Reis, A. (2019). MONITORIA E APLICAÇÃO DE AULAS EM CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INFORMÁTICA BÁSICA (NÍVEL INTERMEDIÁRIO) - EB - 2017. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5451

Edição

Seção

EDUCAÇÃO